Durante esta semana está sendo realizado na Uniplac o XI Seminário de Inclusão e X Encontro de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência.
"O evento tem o foco a discussão sobre o capacitismo que ainda mantém as pessoas com deficiência afastadas, seja porque são inferiorizadas ou supervalorizadas, como no caso de pessoas exaltadas por sua ‘superação’. É preciso entender de uma vez por todas que pessoas com deficiência querem ser tratadas de maneira normal, independentemente de sua condição”, destaca a professora Vanir Peixer Lorenzini, organizadora do evento.
Para a coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), Professora Suzana Duarte é fundamental a realização de mais essa edição do Seminário de Inclusão, para que as pessoas também ajudem a mobilizar as questões estruturais nas adaptações segundo as normas ABNT-NBR 9050. “Nós da Uniplac acreditamos que todas as pessoas podem e devem estar inseridas no dia a dia da sociedade, no ensino superior e na vida profissional desde que se dêem as condições a ela. Essa conscientização é urgente. E a sociedade precisa seguir as normas e se adequar as pessoas com deficiência”, ressalta a Professora Suzana, complementando que a Uniplac faz isso constantemente, seja na sua estrutura física ou pedagógica. “Damos todas as condições aos estudantes com deficiência. Atualmente temos estudantes surdos com acompanhamento de intérprete de libras, cegos com apoio de audiodescrição e braile, além de capacitações com os professores destes alunos. E esses são apenas alguns exemplos”.
A programação segue até quinta-feira, 21, e inclui palestras, mesa de debate, momento cultural e uma conscientização no calçadão da Praça João Costa.
Para inscrições no link http://portal.uniplaclages.edu.br/FrameHTML/web/app/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=1&f=1&ct=1#/es/inscricoeswizard/dados-basicos
Publicado dia 18/09/2023.