Curso de Serviço Social da Uniplac em prol de mobilização de recursos

Curso de Serviço Social da Uniplac estabelece parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Ponte Alta, Restaurante Universitário e Lancheria Entre Tapas e Queijos. A proposta é conceder alimentos às pessoas que viajam de Ponte Alta até Lages para consultas médicas.

O projeto Saúde e Qualidade: Avanços no Programa de Tratamento Fora Domicílio – TFD do Município de Ponte Alta/SC, se deu através da disciplina de Projetos Sociais e Captação de Recursos e é composto por duas acadêmicas da 9ª fase de Serviço Social, Bibiana Cristina Ribeiro e Milene Vieira Fernandes. Como orientadora, a professora M.Sc Audrilara Arruda Rodrigues Campos. De acordo com a professora, “esta disciplina tem o propósito de preparar e estimular os acadêmicos e futuros profissionais, de forma que estes sejam captadores de recursos, sendo este um dos espaços de atuação do Assistente Social”.

O objetivo da iniciativa é mobilizar recursos para garantir a alimentação das pessoas e seus acompanhantes que, realizam tratamento de saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS), fora de seu município de origem, Ponte Alta. “O assistente social por sua formação interventiva e propositiva pode estar inserido no âmbito de mobilização de recursos para projetos sociais, então elaborar este projeto foi um exercício que nos preparou para a prática profissional”, afirmam as acadêmicas. A aplicação do projeto aguarda a aprovação do Conselho Municipal de Saúde, em reunião marcada para o mês de julho.

Texto e fotos: Gisele Cristiane Urnau / Jornalismo Uniplac