"Made in China" para o universo
Às 12:37 de 22 de dezembro de 2020, o primeiro vôo do foguete de transportadora de novas gerações no meu país foi bem -sucedido.O novo foguete de geração de 5 de março, o longo de 6 de março, o longo nº 7 de março e o longo 11 de março do tipo 4 também concluíram a primeira tarefa de voo antes.Com o voo bem -sucedido do longo de 8 de março, a nova geração de foguetes de transportadores em meu país durante o período "Terceiro Plano de Cinco anos" foi estreou.
Por trás desse resultado orgulhoso está um grupo de pessoas aeroespaciais que cresceram junto com a China.Eles defendem a glória da aeroespacial chinesa com muito trabalho.De um ano a dezenas de cabelos por ano, esses espaçadores estão usando sua própria sabedoria e mãos para permitir que o "Made in China" voe para o espaço com excelente qualidade.
"Se o país precisar, eu farei isso"
A fábrica 149 do Oitavo Instituto de Pesquisa da China Aerospacy Science and Technology Group está localizado em Xangai.Como vice -diretor da carreira, Huang Cheng, uma nova geração de foguetes de transportadores de 5 de março e diretor de 6 de março, testemunhou todo o processo do zero. jogos maiores
Em 2000, Huang Cheng se formou na Universidade de Hohai e tornou -se oficialmente um artesão total da Assembléia na 149 Factory.Naquela época, o ambiente da fábrica de 149 era muito semelhante às antigas empresas do estado nas décadas de 1970 e 1980.
Durante esse período, Huang Cheng experimentou o rápido crescimento de sua carreira.Depois de entrar na fábrica, ele trabalhou pela primeira vez no workshop por um ano e entrou em contato com o produto a uma distância zero.Vou à fábrica todos os dias mais cedo, olho para o desenho de desenhos no departamento técnico por meio dia e aprendo a operar por meio dia.Essa experiência o fez ganhar muito.
Para artesãos, a cena também é suas vidas.É impossível fazer um bom trabalho olhando os desenhos de design.
Em 5 anos, desde o planejamento até a conclusão da nova planta, o grau de informatização está cada vez mais alto. gerente".Do planejamento à implementação e à implementação, o projeto deve ser organizado pelo "professor -chefe".
"Todo o processo é" do zero ", o que é uma coisa muito gratificante".
O longo lançamento de 6 de março é o primeiro show da nova geração de foguetes de transportadores do meu país.Quando os "Long Six" foram desenvolvidos, porque os desafios em todos os aspectos eram novos, Huang Cheng não tinha direção a princípio.Finalmente, através da aplicação de novos modelos e novas tecnologias, lido com mais produtos e discuti com cada parte dos trabalhadores de processo específicos e finalmente tive o sucesso dos "Long Six".
De acordo com as palavras de Huang Cheng, "no Serviço -Site dentro de 8 horas, planeje discussão e reunião após sair do trabalho", esse é o ritmo do trabalho naquele momento.
Depois de entrar na fábrica por 10 anos, Huang Cheng assumiu a necessidade de 149 fábrica e deixou a linha de frente do modelo e se transformou em gerenciamento de reformas técnicas por 3 anos.Até o momento crítico em que a nova geração de pesquisas técnicas de foguetes da transportadora encontrou um gargalo, o líder da fábrica o recordou novamente e pediu que ele servisse como uma pessoa técnica responsável.
Quando ele assumiu a missão, Huang Cheng se preocupa e ficou envergonhado.Naquela época, faz apenas 7 meses desde que o foguete foi deixado, e ainda havia muitos gargalos artesanais para romper.Os dados do modelo de foguete não podem cometer erros.Às vezes, para um valor indicador, Huang Cheng e a equipe trabalham quase todas as manhãs.
O lançamento "Long Six" deve passar por vários testes ambientais.No ambiente ao ar livre de -30 ° C, Huang Cheng e sua equipe e os "Long Six" experimentaram o teste de mau tempo.
Sob o trabalho de alta intensidade a longo prazo, Huang Cheng teve tumores malignos, e o médico sugeriu que ele cirurgia imediatamente.Huang Cheng ainda queria terminar o trabalho primeiro.Após a operação, porque ele não sabia falar, Huang Cheng escreveu o progresso do desenvolvimento de tecnologia no WeChat Group.Quando a doença grave curou, Huang Cheng retornou imediatamente à equipe.
Huang Cheng está cheio de culpa por sua família.No entanto, Sun Jiadong, meritorista de "duas bombas e uma estrela" cientista meritório ", vá para o país, eu farei isso" e sempre apoia Huang Cheng.
Quando os Rockets foram lançados, o artesão da Assembléia dos Rockets e o operador da Assembléia foram o último lote de evacuação do campo de lançamento, porque o artesão da Assembléia era a pessoa que mais familiarizava com o estado da flecha.Quando o "Long Six" foi lançado, Huang Cheng serviu como capitão da equipe de resgate.30 minutos antes do lançamento, o oleoduto foi anormal e o lançamento foi suspenso. jogos maiores
"Isso nunca esteve na história do espaço de Xangai. Naquela época, eu estava nervoso".Para não afetar o status da equipe, ele tomou uma decisão com o operador de fazer um julgamento.Quando ele se apressou, havia um slot de desvio de 20 metros.
No final, quando a Arrow Star foi separada com sucesso, Huang Cheng, como muitas pessoas presentes, não conseguiu esconder sua emoção e derramar lágrimas.Um professor -chefe não raspou sua barba por um ano.
O longo de 6 de março completou mais de 90 novas tecnologias e se estabeleceu no recorde asiático de uma flecha e 20 estrelas.O longo de 5 de março é o foguete mais impulso do meu país, que fornece uma forte garantia para a construção da estação espacial do meu país.Para esse fim, a equipe de Huang Cheng recebeu as dez melhores pessoas em Xangai em 2016.Huang Cheng também recebeu o primeiro vôo do longo de março de 5 de março do Ministro e Comissão Nacional de Cinco, o primeiro prêmio de contribuição da classe de 5 de março, o primeiro mérito da classe do modelo de Departamento Aerrospacial de Xangai e os dez primeiros Pessoas aeroespaciais mais bonitas do aeroespacial de Xangai.
Huang Cheng acha que essas honras não são pessoais e ele é apenas um microcosmo de astronautas.
O mestre de Huang Cheng já expressou a ele que, na era de "fazer mísseis melhor do que vender ovos de chá", ele queria perceber seu desejo por um país forte.Infelizmente, havia menos tarefas de desenvolvimento e intenções fracas."Agora finalmente conversamos com os bons tempos de" Renovação do sonho aeroespacial, lançando o sonho do exército, o sonho chinês louco ".
Até o fim, você não pode relaxar por um momento
Ma Tieyu é um "coração" para o foguete.
Como vice -líder da equipe da equipe de Gao Fenglin do 14º workshop do primeiro instituto de pesquisa do Grupo de Ciência e Tecnologia da China, mais de 20 anos, muitos modelos importantes de motores de foguetes estão intimamente relacionados à sua equipe.
Gao Fenglin, o caráter anual do grande país em 2018, os dez principais artesãos engenhosos do país e o especialista nacional técnico.Sob sua liderança, a equipe alcançou resultados orgulhosos: 13 dos 13 funcionários, 7 conquistaram a honra de "especialistas técnicos nacionais".Após os anos 80, Ma Tieyu era um deles. jogos maiores
A herança de professores e aprendizes, as habilidades básicas da prática e o crescimento da concorrência ... o crescimento do crescimento de Ma Tieyu é o epítome do treinamento de talentos da fábrica.Atualmente, a fábrica 211 usa as vantagens únicas de 4 estúdios de mestrado em nível nacional e 5 estúdios de mestrado em nível de grupo para combinar o Master's como o núcleo para combinar o "problema de resolução de discussão de produção de produção" melhorar continuamente o nível do nível de habilidades em produção.Talentos altamente qualificados representados por Gao Fenglin, Cui Yun, Mali e Qu Zhenhai, integram o espírito do aeroespacial ao trabalho e passam a todos ao seu redor.
O crescimento de Ma Tiezheng desde a entrada da fábrica se deve a esse mecanismo de treinamento de talentos.Em 1997, Ma Tieyi foi admitido na escola técnica da fábrica 211.Desde 1998, com excelentes resultados, a MA Tieyu é recomendada para o estágio na equipe de Gaofenglin no 14º workshop.A equipe de Gao Fenglin é um lugar sagrado para muitos estudantes de soldagem.Em 2000, Ma Tieyu usou a primeira prioridade do estudo e pintura de 3 anos.Devido ao seu excelente desempenho, ele se destacou na competição de um jogador forte e se tornou a única pessoa entre o mesmo lote de estagiário que ficou no time de Gao Fenglin.
Não é fácil soldar o foguete.A estrutura do espaço do motor é complicada e existem muitos componentes, o que tem um enorme impacto na nave espacial.Desde que entra na fábrica, Ma Tieyu não assistiu ao "registro de aviso aeroespacial".
De acordo com Ma Tiezheng, o 14º workshop é o workshop de produção do departamento de motores."Assim que montado, vale a pena milhões de yuans e não deve fazer com que o produto falhe porque nosso nível técnico não atingiu". produção e desenvolvimento.
Portanto, esse artesanato não apenas testa a tecnologia, mas também testa a qualidade psicológica.Ma Tieyi ainda se lembra do primeiro emprego que fez para soldá -lo.A forma do bico é um pouco como o chifre da glória.Isso requer soldagem manual para concluir.É bastante desafiador que a parede do tubo seja mais fina que um pedaço de papel, e a pistola soldada permanece mais de 0,1 segundos para queimar o tubo ou vazamento.Quanto mais soldada na boca estreita, maior a pressão psicológica de Ma Tieyu, "a última mão é atordoada".Mas ele se ajustou no tempo e concluiu com sucesso a tarefa.
Se você quer ser um soldador qualificado, precisa passar por treinamento longo: a partir dos mais simples, primeiro coloque os produtos no chão e depois para o "céu" e finalmente complete os principais produtos de Deus.Todo o processo leva pelo menos 5 a 10 anos.
Existem mais de 10.000 costuras soldadas em um produto.Isso exige que eles fiquem infelizes quando fazem sua lição de casa, mas também abandonem os pensamentos e garantem a qualidade do produto passo a passo.
Ma Tieyu disse que a tecnologia de soldadores foi "empilhada pelo fio de solda, e o Sorbe foi queimado".Nos últimos anos, não há tantos produtos aeroespaciais.
A soldagem é estável.Para praticar habilidades básicas, o braço de Ma Tieyu estava marcado.Durante o resto, Ma Tieyu segurou um copo cheio de água assim que estava livre. cadeira.
Nos últimos anos, a China Aerospace saltou em qualidade e quantidade, e a tecnologia de produção também foi automatizada.Se você deseja fazer um bom trabalho de soldagem, também deve rastrear tecnologias de corte de corte e aprender a resolver problemas de forma criativa.Isso apresenta requisitos de aprendizado superior.Isso é verdade para o mestre de Ma Tiezheng, Gao Fenglin.Ma Tiezheng disse que a gaveta do mestre sempre coloca o livro o tempo todo.Independentemente de eles estarem aprendendo ou aprendendo, os mestres estabeleceram um modelo para eles através de pequenas coisas.
Neste post, "Seja o modelo antigo ou a pré -pesquisa, ele não pode ser relaxado até a aposentadoria".
O que faz Ma Tieye o mais gratificante é encontrar uma solução através de seu próprio pensamento.Houve um foguete de grande porte de grande porte devido a rachaduras especiais devido a materiais e estruturas. o período prescrito.
No processo de foguetes caindo de desenhos para o pessoal de produção real e frontal, tem um papel muito importante.Se alguns materiais são ou não aplicáveis ou não, se a produção pode atender aos requisitos de projeto, eles devem estar envolvidos e alterados por eles.No processo, confiando em um modelo de chave, a liga de titânio TA7 e a soldagem de metal com paredes finas de aço inoxidável que Ma Tiezheng participou do desenvolvimento da lacuna de tecnologia doméstica desenvolvida foi preenchida.
Por um longo tempo, a 211 Factory usou o concurso de habilidades e o mestre de habilidades como dois pontos de partida importantes para cultivar um grande número de talentos excelentes e altos.
Ma tieyu é um deles.Depois de anos de trabalho duro, Ma Tieyu se transformou em um talento especial de soldagem.Ele ganhou especialistas técnicos nacionais, prêmios de habilidades aeroespaciais, prêmios de contribuição aeroespacial, alcançou excelentes resultados em competições em todos os níveis e também ganhou muitas patentes de defesa nacional.
Para o treinamento, Ma Tieyu não estava em casa por dois meses antes e depois do nascimento da filha mais velha.Até agora, como o trabalho estava muito ocupado, Ma Tieyu não tinha a oportunidade de ir ao local para testemunhar o foguete que ele soldou com sucesso.
Hoje, há mais e mais membros pós -90 da equipe.Os professores trazem aprendizes, os jovens antigos e modificados também avançaram ao longo dos talentos dos talentos que Gao Fenglin e Ma Tieyi passaram, consolidaram a fundação técnica e transmitiram o valioso salário espiritual espiritual.
Atravessando um século, a intenção original não será alterada
Como um teste total do teste total do foguete de transportadora da China, a fábrica 211 do Primeiro Instituto de Pesquisa do Grupo de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China e 149 Plant 149, o oitavo instituto de pesquisa, tem uma história espessa de mais de 100 anos.
Em 24 de abril de 1970, o longo de março lançou -se o foguete com sucesso do Oriental Red One Satellite.
A partir de então, até 2020, o lançamento da 211 Factory foi instalado mais de 200 vezes.Como o estabelecimento mais antigo e os maiores foguetes de transportadores do meu país, passou por meio século com aeroespacial chinesa.
Na década de 1980, com o desenvolvimento da longa série de 2 de março, a longa série de 3 de março de foguetes de transportadores e outros modelos, a planta 211 acelerou o desenvolvimento da tecnologia de fabricação e interrompeu as principais tecnologias, como fabricação de caixas de armazenamento em grande escala e baixa -Temperature Hydroxide Engine Manufacturing.
Em 1999, o novo foguete "Longo 2 de março de 2 de março" lançou com sucesso a nave espacial "Shenzhou" pela primeira vez.O lançamento bem -sucedido é de grande importância para avanços abrangentes e domínio da tecnologia espacial tripulada.Por trás disso, a fábrica de 211 é lançada por 8 anos e conquistou tecnologias -chave, como sistemas de soldagem e fuga de grade.
Em 2003, os foguetes "Long March Nº 2 F" continham com sucesso a primeira espaçonave de Shenzhou 5, o primeiro astronauta do meu país, a enviá -lo com precisão e segurança para a pista programada.Assim, a China se tornou um dos poucos países do mundo que envia astronautas para o espaço.
Por trás da estréia da nova geração de foguetes de transportadores, a fábrica 2111 nunca parou de ter como objetivo cortar a tecnologia de arestas e aproveitar os passos das terras altas técnicas.Em setembro de 2018, pela primeira vez, a tecnologia de impressão 3D foi usada para usar as principais peças do Rockets para produzir um suporte de pacote de cinco longos e cinco e, através de toda a avaliação básica de desempenho, criou um precedente para a aeroespacial doméstico.
Desde 2012, a fábrica 211 começou a desenhar um plano para as plantas químicas digitais levarem a fabricação aeroespacial a "sabedoria" para se transformar em espaço.O sistema ERP, conhecido como "operação do cérebro" da empresa, podeO suficiente para monitorar todo o processo de custo para tornar a gerência mais refinada e transparente.As subsidiárias da indústria de propriedade abaixo da fábrica 211 são pilotadas para praticar o planejamento geral de plantas químicas digitais.
Ao mesmo tempo, a construção de linhas de produção digital também está em pleno andamento.Em 2018, como uma unidade de demonstração e processamento da linha de produção da válvula da bomba, o sistema de alimentação do robô foi oficialmente usado.No início de 2019, a construção de múltiplas demonstrações de demonstração digital representada pelo processamento inteligente da seção da concha da cabine foi concluída, rompendo uma série de tecnologias -chave, como a logística automática e não tripulada do robô e a implementação de fabricação. Os direitos de propriedade intelectual independentes representam o grande aumento na capacidade de produção.
A fábrica do século está construindo um "inteligente" para o aeroespacial e se esforça para alcançar uma linda reviravolta da digitalização.
Em Xangai, a jornada do século de 149 fábrica é igualmente magnífica.
Em agosto de 1969, a fim de acelerar o desenvolvimento da indústria aeroespacial da China, Zhou Enlai, então premier do Conselho de Estado, tomou pessoalmente decisões sobre as tarefas e a natureza da base de Xangai, instruindo Xangai a desenvolver foguetes de grande porte de escala e satélites artificiais .Em junho de 1978, com a aprovação da Comissão Estadual de Planejamento Familiar e da Comissão Nacional de Ciência e Tecnologia de Defesa, ele concordou em montar uma fábrica de montagem de foguetes baseada em transportadora na área de Minhang, listada como um projeto de construção de chave nacional e empreendeu o "" 701 "Tarefa.
Em junho de 1980, a ex -fábrica de máquinas de Xangai New Chunghwa se fundiu com as duas fábricas da fábrica de máquinas Xinmin, nomeou a fábrica de máquinas de Shanghai New Chunghwa, codificou -se a fábrica de quarenta ninos do estado.A fábrica de máquinas Xinmin é o antecessor da fábrica.
Na década de 1990, a fábrica 149 renasceu e iniciou a tarefa de desenvolvimento e montagem de transportar a instalação total, o voo espacial tripulado.De apenas um ou dois anos em 1998, um ou dois anos em 2005, as nove guerras e nove se acalmam em 2014 para as tarefas totais de montagem e lançamento de mais de 20 vezes este ano. Para as gerações, também continuou a ingressar nas gerações do Post -80 e do Post -90.
Por centenas de anos de vicissitudes, os astronautas chineses aderiram às suas intenções originais e à sua busca pela inovação.O "Super 2020" da China aeroespacial acaba de passar, e o plano "Décimo Quarto Plano de Cinco anos" navegará novamente.Projetos de exploração lunar, espaço tripulado ... no futuro, no universo de Gao Yuan, acredito que haverá uma "marca chinesa" mais brilhante.(Repórter Hu Ning)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com