Confira a estrutura curricular do curso

Agronegócio e Desenvolvimento Regional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Tendências e perspectivas do agronegócio em âmbito local, regional, nacional e internacional. Produção agrícola animal e vegetal; Especificidades regionais de agronegócios.

Ambiente e Sustentabilidade - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conservação e uso de recursos naturais. Agenda 21. Responsabilidade social e uso racional de recursos naturais. Energias renováveis e sustentabilidade para o desenvolvimento regional. Agenda ambiental na administração pública

Desenvolvimento Comercial e Industrial - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Métodos, programas e ferramentas para a melhoria da qualidade dos sistemas produtivos e de prestação de serviços. Empreendedorismo.  Análise do processo produtivo. Gestão por processos e indicadores de eficácia e eficiência. Gestão da qualidade. Sustentabilidade corporativa. Qualidade de produtos e serviços

Desenvolvimento regional sustentável - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Fundamentos teóricos e práticos do desenvolvimento regional. Avaliação do contexto sócio econômico da Região da Serra Catarinense. Desenvolvimento e sustentabilidade. Desenvolvimento regional sustentável e a soberania popular na democracia participativa (Economia Solidária). Saida de campo (sábado a tarde)

Empreendedorismo para o Desenvolvimento Regional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: O plano de negócios. A escolha do novo empreendimento. Identificando oportunidades para empreendimentos. Características básicas dos novos empreendimentos. O plano de negócios.

Gestão de Resíduos do Sistema Produtivo - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Dispersão de poluentes orgânicos no solo, água e ar e consequências ambientais. Toxicologia dos poluentes. Indicadores ambientais de desempenho de empresas.

Marketing, Empreendedorismo e Inovação - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Evolução, histórico e conceituação do Marketing. Estratégias de Marketing. Marketing analítico no processo de gestão pública e empresarial.  Empreendedorismo e marketing. Marketing e propaganda. Gerência de propaganda, promoção de vendas e relações públicas. Gestão de negócios e da informação.

Metodologia de Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Tendências, avanços e perspectivas da pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisas. Delineamentos de pesquisas. Estratégias de coleta dados. Organização de dados. Métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados. Desenvolvimento de projetos nas áreas de Economia regional e arranjos produtivos ou Desenvolvimento regional e territorialidade.

Potencial Econômico e Captação de Investimentos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Desenvolvimento local, aspectos físicos e políticos da economia. Ambiente organizacional, arranjos produtivos e cadeias produtivas. Capital social ampliação de potencial econômico e captação de investimentos.

Seminário de Casos Empreendedores para o Desenvolvimento Regional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Realização de diagnóstico da realidade vivenciada no contexto organizacional/laboral dos discentes. Elaboração de Projeto de Intervenção e plano de ação para o desenvolvimento regional. Seminários de vivências e experiências.

Turismo e Desenvolvimento Regional - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: A compreensão das regionalidades. Relação turismo e hospitalidade. Procedimentos básicos para bem receber e acolher o turista: qualidade no atendimento. Infraestrutura e a relação com custos e benefícios. Conceituação do Lazer. Histórico e evolução do Lazer. A indústria do entretenimento e o Turismo.  Legislação turística. Instrumentos normativos reguladores da atividade turística. O Turismo e a legislação ambiental. Legislação e patrimônio cultural.

Fone: 2351-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br