Confira a estrutura curricular do curso


Análise das Demonstrações Financeiras - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Contabilidade como pilar do Sistema de Informações Gerenciais. Conceitos Básicos - Equação Fundamental do Patrimônio; Método das Partidas Dobradas; Contas e suas Naturezas contábeis; Conceito de Débito e Crédito; e  Princípios Contábeis (Estrutura Conceitual Básica); Demonstrações Contábeis: leitura e análise qualitativa; Balanço Patrimonial; Demonstrativo de Resultado; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Valor Adicionado e Balanço Social. Análise Convencional - Adaptação dos Demonstrativos para Análise (custo X banefício); Análise Horizontal e Vertical; Análise por Indicadores Econômicos e Financeiros.

Análise de Investimentos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: O Valor do Dinheiro no Tempo; Características das Operações de Financiamento e Aplicações de Recursos; Critérios e Métodos de Análise de Investimentos (VPL, TIR, Payback); Retorno e Risco; Introdução à Precificação de Ativos.

Análise de Riscos e Gestão de Crédito - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Risco de crédito na gestão de instituições financeiras - Dimensão risco-retorno na gestão financeira; Tipos de riscos; Segmentação organizacional com base na separação dos riscos de mercado e crédito. Aspectos regulamentares da gestão do risco de crédito. Operações de crédito  - Evolução histórica da gestão de crédito; Ciclo operacional das de operações de crédito; Principais produtos de crédito. Modelos de avaliação do risco de crédito - Fontes de informação e processos de avaliação dos riscos de crédito; Política de crédito bancário; Modelos especialistas (5 C’s); Modelos estatísticos (Credit Scoring e Rating); Definição de limites; Estabelecimento de alçadas. Precificação de operações de crédito - Cálculo e previsão da inadimplência esperada; Modelo de precificação de operações de crédito; Impacto dos aspectos regulatórios na precificação de crédito; Implção da central de crédito. Metodologias de acompanhamento e recuperação - Evolução da gestão do risco de crédito; Modelos de previsão e acompanhamento do risco de crédito; Avaliação de operações problemáticas; Formas de cobrança e recuperação; Próximos desafios da gestão de operações de crédito.  

Auditoria, Controles Internos e Riscos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Auditoria: Introdução (no mundo/ no Brasil); Aspectos relevantes (responsabilidades/ conflitos) Auditoria de demonstrações contábeis; Auditoria de controles internos (abrangência/freqüência). Controles internos: Introdução (COSO/cases mundiais); Cultura de controles internos (Ambiente de Controle; Avaliação de Riscos; Atividades de Controle; Informação e Comunicação; Monitoramento; A importância da TI). Riscos: Introdução; Risco x Incerteza (De crédito; De liquidez; Operacional; De imagem Legal; De imagem).

Comunicação Organizacional e Interpessoal - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Comunicação organizacional. Composto de Comunicação Integrada. Gestão de Crises.  Comunicação Interpessoal. Perfis de Comunicação. Comunicação para Liderança. Apresentações Públicas.

Contabilidade e Controladoria - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: A Contabilidade e seus usuários - Principais usuários da informação contábil; Relacionamento entre  a Contabilidade e as demais áreas de gestão; Contabilidade, Orçamentos e Controle - relação. Processo contábil - Documentação suporte; Mensuração; Registro; Evidenciação;Convergência às normas contábeis internacionais de contabilidade. Demonstrações Contábeis - Balanço Patrimonial - BP; Demonstração do Resultado do Exercício - DRE; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL; Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos - DOAR; Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC (Cash flow). Indicadores de Gestão - Indicadores Financeiros de Gestão; Indicadores não Financeiros de Gestão; Modelos de avaliação de desempenho. Gestão de custos - Terminologia utilizada; Relevância da Contabilidade de Custos. Métodos de custeio - Sistema de Custeio Variável; Sistema de Custeio por Absorção;Sistema de custeio RKW; Comparativo entre os sistemas de custeio; Vantagens e desvantagens de cada sistema; Custos para decisão. Ponto de equilíbrio - Margem de contribuição; Ponto de Equilíbrio - conceito; Ponto de Equilíbrio Contábil; Ponto de Equilíbrio Econômico; Ponto de Equilíbrio Financeiro; Ponto de Equilíbrio para vários produtos; Ponto de Equilíbrio e gestão de estoques.

Ética e Legislação Cooperativista - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Fundamentos de Ética; ambiente de mercado e o comportamento do novo consumidor; direitos do consumidor e a responsabilidade das empresas; cidadania empresarial e Ética em cooperativismo. Constituição Federal. Lei 5.764, de 16-12-71 (Lei Cooperativista). Lei Complr 130, de 17-4-09. Resolução do Conselho Monetário Nacional n. 3.859, de 27-5-10. Visão dos tribunais superiores sobre temas relevantes do cooperativismo

Finanças Corporativas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Visão geral da Administração Financeira (principais decisões); Análise de Demonstrações Financeiras e Planejamento de Longo Prazo; Orçamento de Capital: critérios para tomada de decisão. Orçamento de Capital: elaboração de fluxo de caixa. Orçamento de Capital: análise de risco. Orçamento de Capital: risco e custo de capital. Estrutura de Capital: fontes de recursos; Estrutura de Capital: limites ao uso de capital de terceiros. Estrutura de Capital e avaliação de projetos; Planejamento financeiro de curto prazo. Análise e dimensionamento de Capital de Giro. Administração do caixa. Administração de contas a receber.

Gestão de Pessoas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Gestão estratégica de pessoas e seu papel nas organizações cooperativistas. Equipe, um organismo vivo a ser compreendido para se obterr gestão eficaz. As diferentes gerações e os desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas, para conduzí-los ao mesmo objetivo apesar das visões diferenciadas. Ferramentas de gestão de pessoas para auxiliar na tomade de decisão e colaborar com o desemvolvimento do corpo colaborativo.

Governança e Perspectivas do Cooperativismo - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Profilaxia da administração eficaz. Modelos de governança. Presença do cooperativismo na atividade econômica (ramos de atuação). Perspectivas

História, Doutrina e Cenário Econômico do Cooperativismo - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Abordagem Histórica e Modelos - Raízes do cooperativismo de crédito: o pioneirismo europeu; estudo de caso: o cooperativismo de crédito na Alemanha; O modelo brasileiro: pré e pós os anos 90. Abordagem legal e regulamentar - Panorama legal: funcionamento e supervisão de cooperativas de crédito; Evolução da regulamentação; Critérios de associação; Governança; Capital e gestão de riscos; Operações permitidas; Funding. Desafios do cooperativismo de Crédito no Brasil -   O papel das cooperativas de crédito no período pós-crise internacional; As cooperativas de crédito: inclusão financeira e responsabilidade sócio-ambiental; Estudo de grupo (temas: (a) limitações/gargalos ao desenvolvimento cooperativista de crédito, (b) o cooperativismo de crédito real e utópico). A ciência macroeconômica; Identidades macroeconômicas; Mensuração e estrutura da economia nacional; Consumo, poupança e investimento; Teoria da determinação da renda; O papel e a importância da moeda; Panorama econômico e político atual

Matemática Financeira - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Juros Simples (Conceitos básicos, capitalização simples, montante, representação gráfica, formulas derivadas e aplicações práticas); Juros Compostos (Conceitos básicos, Valor presente e Valor Futuro, representação gráfica, fórmulas derivadas e aplicações práticas); Taxas de juros e equivalência de taxas (Taxa nominal, taxa efetiva, taxas proporcionais, taxas equivalentes, taxa real, exemplos práticos de aplicação no mundo real); Desconto (Conceito, desconto comercial, bancário ou “por fora”, cálculo da taxa efetiva, relação entre taxa de desconto e taxa efetiva de juros, taxa média e prazo médio para operações de desconto, exemplos práticos do dia-a-dia); Inflação: Como analisar os impactos inflacionários ao longo do tempo (estratégias comerciais de vendas, avaliação dos resultados de uma operação a prazo, exemplos práticos do dia-a-dia); Fluxo de caixa (Conceitos, equivalência financeira de capitais, valor atual e valor futuro de um fluxo de caixa, equivalência de fluxos de caixa, taxa interna de retorno de um fluxo de caixa, utilização prática do conceito de fluxo de caixa); Séries de pagamentos (Com termos postecipados, antecipados, diferidos, séries com períodos singulares, casos práticos); Sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos (Definições básicas, sistema de amortização constante - SAC, sistema de amortização francês - SAF, aplicações práticas).

Mercado de Capitais, Bolsa de Valores e Futuros - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Formação das taxas de juros : Papel da taxa de juros na economia; Teorias de formação da taxa de juros futura. Sistemas de liquidação e de custódia : Tipos de operações no mercado monetário; Segmentos do mercado de títulos; Principais clearing: SELIC e CETIP. Títulos públicos e privados : Função dos títulos públicos e privados; Forma de atuação do BaCen; Títulos públicos (LTN, LFT, NTN, etc.) e privados bancários e não bancários (Debêntures, Export Notes, etc). Mercado acionário: Papel do mercado de capitais; Mercado primário e secundário de ações; Processo de Underwriting; Características do mercado secundário de ações; Tipos de ações negociadas; Mercado de ações internacional. Avaliação de instrumento de renda variável: Determinação do valor das empresas e das ações; Impacto da alavancagem financeira no valor das ações; Análise gráfica e  fundamentalista. Mercado Brasileiro de Derivativos : Evolução histórica dos derivativos; Diferenciação de mercados de bolsa e balcão; Mecanismos operacionais da BM&F; Principais instrumentos futuros negociados no Brasil e suas formas de avaliação; Mercado de swap; Conceitos básicos de opção; Principais estratégias com opções; Modelos de precificação de opções.

Métodos e Técnicas de Negociação - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Negociação Baseada em Princípios Metodologia de Negociação.  Análise Estratégica - Estratégias de Negociação; Distributiva e Integrativa. Análise Estratégica - Distributiva e Integrativa. Estilos de negociação. Influência sem poder.

Planejamento e Gestão Estratégica - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento Estratégico: conceitos, objetivo, vantagens e desvantagens. Formas de montar a equipe de PE. Etapas do processo: Declaração de valores, Missão. Visão, Fatores Críticos de Sucesso, Análise Interna (Pontos Fortes e Fracos) e Externa (Oportunidades e Ameaças), Matriz FOFA, Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.

Política Monetária: Mercado Financeiro e Sistema de Pagamentos Brasileiro - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: O que é Política Monetária: objetivos, funções e visão panorâmica. Mercado financeiro: mercado monetário e mercado de renda fixa; mercado derivativo. Análise do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Processos Sucessórios Estruturados - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Escalas do processo sucessório estruturado. Significados de carreira pelos posicionamentos e condutas empreendedoras. Instrumentos de capacitação acelerada. Aferição de posicionamentos culturais proativos e improdutivos. Governança dos processos sucessórios. Desenho metodológico em blocos de desenvolvimento para sucessão.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: Histórico dos debates a respeito de ética e responsabilidade social no Brasil e no mundo e sua confluência com a agenda ambiental, simbolizadas como responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável. Fundamentos conceituais para compreensão da emergência dos debates sobre responsabilidade socioambiental e suas possíveis consequências. Contexto atual, esfera pública e o papel dos diferentes atores sociais. Responsabilidade socioambiental como estratégia de gestão, de produção, de sustentabilidade e de desenvolvimento. Indicadores, certificações, tecnologias e instrumentos de gestão relacionados à responsabilidade socioambiental. Cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento. Comunicação entre partes interessadas, transparência e relatórios de sustentabilidade. Desafios da prática e tendências dos debates sobre responsabilidade socioambiental

Trabalho de Conclusão de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 40 h/a 2 créditos
Ementa: Estrutura do artigo Científico: linguagem científica, coerência e coesão. Paráfrase, citação e referenciação. Uso dos estilos do Word para formatação conforme padrão requerido pela ABNT. Planejamento e execução de uma pesquisa: métodos, processos e procedimentos. Orientação individual.

Viabilidade Econômica e Financeira de Cooperativas de Crédito - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 20 h/a 1 créditos
Ementa: O processo de intermediação financeira. Seus desdobramentos em função da política econômica; A evolução do cooperativismo de crédito: dados e importância; A organização do sistema cooperativista brasileiro; O cooperativismo de crédito como meio alternativo ao desenvolvimento econômico; Exigências para autorizar o funcionamento de cooperativas de crédito; O papel das Cooperativas Centrais; Governança Cooperativa; Desenvolvimento de técnicas para elaboração de plano de negócio e planejamento estratégico a partir de levantamento de dados da região e da fixação de metas e parâmetros para administração de cooperativas de crédito; Discussão dos principais indicadores externos e gerenciais para o desenvolvimento de um projeto sustentado. Estudo da eficiência e da produtividade em função da capacidade administrativa instalada; Elaboração de demonstrativos patrimonial e de resultados. O fluxo de caixa; Estimular conhecimentos sobre a viabilidade econômico-financeira de cooperativas de crédito; Estabelecer indicadores para análise conclusiva da viabilidade econômico-financeira de cooperativa de crédito; Perspectivas do cooperativismo de crédito - Oportunidades, Ameaças e Desafios.

Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Luciana Debatin
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática