Confira a estrutura curricular do curso


Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: 1. Conceitos e princípios de administração; 2. Relação custo-benefício; 3. Política e Programa de segurança do trabalho; 4. Organização dos serviços especializados em engenharia de segurança do trabalho; 5. O inter-relacionamento da engenharia de segurança com as demais áreas da empresa; 6. Os aspectos éticos da profissão do engenheiro de segurança do trabalho; 7. Recursos de informática de interesse da engenharia de segurança do trabalho; 8. Elaboração orçamentária para a execução de um programa de segurança.

Ergonomia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: 1. Conceituação; 2. Noções de fisiologia; 3. Idade, Fadiga, Vigilância e Acidentes; 4. Aplicação de forças; 5. Aspectos antropométricos; 6.Dimensionamento de postos de trabalho; 7. Limitações sensoriais; 8. Dispositivos de informações; 9. Sistema homem-máquina; 10. Trabalho em turno.

Gerência de Riscos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: 1. Natureza dos riscos empresariais, riscos puros e riscos especulativos; 2. Responsabilidade pelo produto; 3. Avaliação das perdas de um sistema; 4. Planos de emergência; 5. Transferência de riscos; 6. Noções básicas de seguro; 7. Custos de emergência; 8. Programa de prevenção e controle de perdas; 9. Análise de riscos; 10. Fundamentos matemáticos; 11. Identificação de riscos; 12. Trabalho: Modelo de um programa de gerência de riscos.

Higiene do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 140 h/a 9 créditos
Ementa: 1. Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos; 2. Agentes físicos; 3. Ruídos; 4. Vibrações, sobrecarga térmica; 5. Temperaturas baixas; 6. Radiação ionizante; 7. Radiação não ionizante; 8. Radiação ultravioleta; 10. Laser e Maser; 11. Pressões elevadas e baixas; 12. Contaminantes químicos; 13. Ventilação aplicada à engenharia de segurança do trabalho.

Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: 1. A evolução da eng. de seg. do trabalho; 2. Aspectos econômicos, políticos e sociais; 3. A história do prevencionismo; 4. Entidade pública e privada; 5. A eng. de seg. do trabalho; 7. Acidentes: conceituação e classificação; 8. Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança; 9. Conseqüência do acidente: lesão pessoal e prejuízo de material; 10. Agente do acidente e fonte de lesão.

Legislação e Normas Técnicas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: 1.Legislação; 2. Conceituação, Lei, Decreto, Portaria; 3. Hierarquia, Legislação Federal, Estadual e Municipal; 4. Legislação Previdenciária; 5. Legislação Sindical; 6. Consolidação das Leis do Trabalho; 7.Trabalho da mulher e do menor; 8. Embargo e interdição; 9. Normas Técnicas; 10. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais; 11.Técnicas do preparo de normas, instruções e ordens de serviço; 12. Importância da utilização de normas técnicas internas para a engenharia de segurança.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Projeto da Monografia; Introdução; Origem (problemática) e importância do Trabalho; Objetivo Geral e Objetivos Específicos; Hipótese de Trabalho; Metodologia do Trabalho; Limitações do Trabalho; Estrutura do Trabalho; Relevância do Trabalho; Revisão Bibliográfica ou Estado Atual dos Temas Estudados; Metodologia Proposta; Aplicação do Modelo Proposto a Apresentação de Resultados; Conclusões e Recomendações e Referência Bibliográficas e Bibliografia.

Metodologia do Ensino Superior - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Profissão docente do Ensino Superior: exigências atuais. Identidade do docente do Ensino Superior. Reflexões da prática: reconfiguração dos currículos universitários. Relação do docente com a construção do conhecimento. Metodologia de ensino-aprendizagem: ativas e tradicionais. Dimensões pedagógicas do ensino e aprendizagem: planejamento, conteúdo e avaliação.

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Instalações - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 90 h/a 6 créditos
Ementa: 1. Conceituação e importância; 2. Bombas e Motores; 3. Veículos industriais; 4. Equipamentos de guindar e transporte; 5. Ferramentas manuais; 6. Ferramentas Motorizadas; 7. Vasos sob pressão-caldeiras; 8. Equipamentos Pneumáticos; 9. Fornos; 10. Compressores; 11. Soldagem e corte; 12. Equipamentos processos industriais; 13. Equipamentos e dispositivos elétricos; 14. Sistema proteção coletiva; 15. EPI’s; 16. Projeto de proteção industrial; 17. Localização industrial; 18. Arranjo Físico; 19. Edificação.

Proteção Contra Incêndio e Explosões - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: 1. Conceituação, importância e participação da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndio; 2. Seguro incêndio: relação empresa-seguradora; 3. Química e física do fogo; 4. Agentes extintores; 5. Rede de hidrantes; 6. Equip. de combate a incêndio; 7. Explosivos; 8. Poeiras e misturas explosivas; 9. Técnicas de inspeção; 10. Inspeções oficiais; 11. Incêndio e explosões na área de transporte; 12. Aeronaves e embarcações.

Proteção do Meio Ambiente - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: 1. Conceituação e importância da preservação do meio ambiente; 2. Programa de Preservação do Meio Ambiente; 3. Sistemática a seguir na preparação de um estudo de proteção meio ambiente; 4. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes; 5. A preservação do meio ambiente: qualidade do ar; 6. A preservação do meio ambiente: qualidade da água, processos expedidos de purificação, 7. Preservação do meio ambiente: qualidade do solo; 8. Serviço básico saneamento caso emergência; 9. Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentares.

Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: 1. Técnica de comunicação; 2. Relações humanas; 3. Segurança integrada; 4. Dinâmica de grupo; 5. Comissões de segurança do trabalho; 6. Elaboração de relatórios técnicos; 7. Desenvolvimento ocupacional; 8. O treinamento, sua importância na engenharia de segurança do trabalho; 9. A ação sindical: a atuação do engenheiro de segurança do trabalho na relação capital-trabalho.

Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Sabrina Ern Bortolon
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática