Confira a estrutura curricular do curso


Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceitos e princípios de administração. Relação custo-benefício. Política e Programa de segurança do trabalho. Organização dos serviços especializados em engenharia de segurança do trabalho. Inter-relacionamento da engenharia de segurança de segurança com as demais áreas da empresa. Aspectos éticos da profissão do engenheiro de segurança do trabalho. Recursos de informática de interesse da engenharia de segurança do trabalho. Elaboração orçamentária para a execução de um programa de segurança.

Ambiente e as Doenças do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Conceituação e importância. Serviços de medicina do trabalho: atribuições e relacionamento com a engenharia de segurança. Fatores oriundos das doenças do trabalho. Doenças do trabalho. Toxicologia. Agentes tóxicológicos. Sistemas enzimáticos. Primeiros Socorros. Noções de fisiologia. Absorção e metabolismo. Material de Primeiros Socorros. Transporte de acidentados. Estado de inconsciência. Intoxicação e envenenamento.

Ergonomia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Conceituação. Noções de fisiologia, idade, fadiga, vigilância e acidentes. Aplicação de forças. Aspectos antropométricos. Dimensionamento de postos de trabalho. Limitações sensoriais. Dispositivos de informações. Sistema homem-máquina. Trabalho em turno.

Ergonomia - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa:

Gerência de Riscos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Natureza dos riscos empresariais, riscos puros e riscos especulativos. Responsabilidade pelo produto. Avaliação das perdas de um sistema. Planos de emergência. Transferência de riscos. Noções básicas de seguro. Custos de emergência. Programa de prevenção e controle de perdas. Análise de riscos. Fundamentos matemáticos. Identificação de riscos. Modelo de um programa de gerência de riscos.

Higiene do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 150 h/a 10 créditos
Ementa: Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos. Agentes físicos. Ruídos. Vibrações, sobrecarga térmica. Temperaturas baixas. Radiação ionizante. Radiação não ionizante. Radiação ultravioleta. Laser e Maser. Pressões elevadas e baixas. Contaminantes químicos. Ventilação aplicada à engenharia de segurança do trabalho.

Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Evolução da engenharia de segurança do trabalho.  Aspectos econômicos, políticos e sociais.  História do prevencionismo. Entidade pública e privada. Engenharia de segurança do trabalho. Acidentes: conceituação e classificação. Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança. Consequência do acidente: lesão pessoal e prejuízo de material. Agente do acidente e fonte de lesão.

Legislação e Normas Técnicas - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 30 h/a 2 créditos
Ementa: Legislação. Conceituação, Lei, Decreto, Portaria, Hierarquia, Legislação Federal, Estadual e Municipal. Legislação Previdenciária. Legislação Sindical. Consolidação das Leis do Trababalho. Trabalho da mulher e do menor. Embargo e interdição. Normas Técnicas. Normas nacionais, estrangeiras e internacionais. Técnicas do preparo de normas, instruções e ordens de serviço. Importância da utilização de normas técnicas internas para a engenharia de segurança.

Metodologia da Pesquisa - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Ciência e sociedade: produção do conhecimento científico. Pesquisa na universidade: princípios, totalidade e diversidade. Ciência e ética. Processo de pesquisa: dimensões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Construção da monografia: projeto, desenvolvimento e escrita. Produção científica.

Metodologia do Ensino Superior - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Profissão docente do EnsinoSuperior: exigências atuais. Identidade do docente do Ensino Superior. Reflexões da prática: reconfiguração dos currículos universitários. Relação do docente com a construção do conhecimento. Metodologia de ensino-aprendizagem: ativas e tradicionais. Dimensões pedagógicas do ensino e aprendizagem: planejamento, conteúdo e avaliação.

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Instalações - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 90 h/a 6 créditos
Ementa: Conceituação e importância. Bombas e Motores. Veículos industriais. Equipamentos de guindar e transporte. Ferramentas manuais. Ferramentas Motorizadas. Vasos sob pressão-caldeiras. Equipamentos Pneumáticos. Fornos. Compressores. Soldagem e corte. Equipamentos processos industriais. Equipamentos e dispositivos elétricos. Sistema proteção coletiva. EPI's. Projeto de proteção industrial. Localização industrial. Arranjo Físico. Edificação.

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas e Instalações - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 90 h/a 6 créditos
Ementa:

Proteção Contra Incêndio e Explosões - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: Conceituação, importância e participação da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêncio. Seguro incêndio: relação empresa-seguradora. Química e física do fogo. Agentes extintores. Rede de hidrantes. Equipamentos de combate a incêndio. Explosivos. 8. Poeiras e misturas explosivas. Técnicas de inspeção. Inspeções oficiais. Incêndio e explosões na área de transporte. Aeronaves e embarcações

Proteção do Meio Ambiente - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Conceituação e importância da preservação do meio ambiente. Programa de Preservação do Meio Ambiente. Estudo de proteção meio ambiente. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes. A preservação do meio ambiente: qualidade do ar. A preservação do meio ambiente: qualidade da água, processos expedidos de purificação. Preservação do meio ambiente: qualidade do solo. Serviço básico saneamento caso emergência. Aspectos legais, institucionais e órgãos regulamentares.

Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Técnica de comunicação. Relações humanas. Segurança integrada.  Dinâmica de grupo. Comissões de segurança do trabalho. Elaboração de relatórios técnicos. Desenvolvimento ocupacional. O treinamento, sua importãncia na engenharia de segurança do trabalho. Ação sindical: a atuação do engenheiro de segurança do trabalho na relação capital-trabalho.

Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa:

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso.

Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa:   PLANO DE ENSINO CURSO ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO DISCIPLINA Trabalho de Curso – TC DOCENTE Petterson Arruda CARGA HORÁRIA 15h CRÉDITOS 1 ANO/SEMESTRE 2018/2   EMENTA Planejamento, desenvolvimento, execução e apresentação de trabalho de curso. OBJETIVO GERAL Desenvolver Monografia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Elaboração de um projeto de monografia de acordo com as orientações do professor de TC; - Auxiliar o acadêmico com a metodologia da pesquisa (problematização do tema); - Expor as normas de formatação e redação adotadas no curso;(ABNT) para elaboração do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Curso.   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS 1 Apresentação da disciplina e discussão inicial sobre Trabalhos Científicos e definição de ciência. 1 AEXD 2 Definir a pesquisa e Classificar a metodologia da pesquisa 1 AEXD 3 Estrutura do Projeto de Pesquisa: a) Resumo; Apresentação; Descrição do Problema; Justificativa; Objetivo Geral; Objetivos Específicos; b) Metodologia; Considerações Finais; Referências. 3 AEXD 4 Normas para elaboração do Projeto de Pesquisa e Trabalho de Curso 5 AEXD 5 Dicas de redação; Acompanhamento do desenvolvimento do projeto de pesquisa. Seminário de Apresentação dos projetos 5 AEXD; REUNIÃO TOTAL 15     SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTOS - Domínio da estrutura do projeto de pesquisa; - Normatização de trabalho científico; - Princípios básicos para a realização de uma pesquisa científica. HABILIDADES - Capacidade de dialogar, interagir e argumentar sem desrespeitar colegas e professor; - Organização; - Capacidade de redação, análise e reflexão. ATITUDES - Pontualidade, assiduidade, comprometimento com a realização do projeto de TC; - Participação e frequência nas aulas  - Participação no Seminário de TC.   OUTRAS   DATAS PREVISTAS 1 Avaliação Unidades C H A Valor Data³ Recuperação Sim Data Avaliação 01: Seminário de Apresentação Pré - projeto 1, 2, 3, X X X 5,0 01/09/2018     Avaliação 02: Entrega do Projeto Final do Pré-projeto 4 a 5 X X X 5,0 14/09/2018                       ¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas Ltda, 2004. COSTA, Marco Antônio F. da; COSTA, Maria de Fátima. Metodologia da pesquisa: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Interciência Ltda, 2001. FEIJÓ, Ricardo. Metodologia e Filosofia da Ciência. São Paulo: Atlas, 2003. GRASSI, Alcindo. Metodologia da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 1995.  MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 4.ed. rev. e ampl. São Paulo, Atlas, 2009. MOREIRA, Herivelto; CALFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.   BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 2 GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa . 5. ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2010. 159 p. ISBN 85-224-0724-X   Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica/Marina de Andrade Marconi. 7.ed.São Paulo; Atlas 2010. ISBN;978-85-224-5758-8   Otani, Nilo TCC: métodos e técnicas/ Nilo Otani, Francisco Antonio Pereira Fialho. 2 ed. Ver.atual. Florianópolis: Visual Books, 2011 160p. ISBN:978-857502-273-3              

Fone: (49) 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Sabrina Ern Bortolon
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática