Encontro de Seminário do Mestrado em Sistemas Produtivos na UNC Curitibanos

Seminário do Mestrado em Sistemas Produtivos, promove grande troca de experiências entre acadêmicos de diferentes regiões

Aconteceu na sexta-feira (04) e sábado (5), o encontro da disciplina de Seminários do Mestrado em Sistemas Produtivos (PPGSP), que é realizado em forma associativa entre a Uniplac, UNC, Unesc e Univille. Os acadêmicos se encontraram em Curitibanos e promoveram uma troca de experiências entre as instituições.

Para o acadêmico da Univille, João Jorge Massaneiro, estudante do Mestrado em Sistemas Produtivos, a viagem é essencial, pois a disciplina é interdisciplinar, o que beneficia a troca de conhecimento. ‘’Sabemos hoje em dia que os grandes problemas que regem a nossa sociedade, são complexos, e por isso, necessitam de pesquisas que tenham um olhar interdisciplinar, que é a proposta do Mestrado’’, disse o estudante.

O objetivo da disciplina de Seminários é promover a integração entre docentes, discentes e as Universidades Associadas. Os encontros nas quatro Universidades Associadas são importantes, porque tem um grande network de conhecimento, com as apresentações dos projetos de pesquisa e visitação aos laboratórios, parques tecnológicos e demais espaços das Universidades Associadas. Para a professora Cristina Yamaguchi, o curso vai muito além da prática, e é desenvolvido com inovações e atualizações partindo da sala de aula.

“A inovação do Mestrado em Sistemas Produtivos encontra-se no modelo adotado nas aulas e na oferta das disciplinas, que vai desde: aulas ofertadas simultaneamente por quatro docentes permanentes nas Universidades Associadas no intuito de oportunizar os debates interdisciplinares de diferentes formações e regiões do estado de Santa Catarina”, comenta a professora.

O primeiro encontro da turma do PPGSP ocorreu em outubro de 2022 na Uniplac e segue até hoje sendo feito semestralmente no formato de rodízio em cada região. A Unesc foi a segunda universidade a receber os estudantes e agora foi a vez da UNC. Já o último encontro presencial da disciplina ocorrerá em novembro na Univille.

Por: Central de Notícias Uniplac - CNU

Publicado em 08/08/2023.