Linha 1- Ambiente, Sociedade e Saúde
1) Ambiente de trabalho, de Inovação e Sistemas Produtivos
O objetivo do projeto é investigar possíveis relações entre aspectos próprios do ambiente de trabalho e a organização do trabalho, bem-estar e saúde dos trabalhadores. Além disso, visa estudar os processos produtivos e o trabalho e seus impactos no ambiente, na saúde, no bem-estar. Objetiva ainda produzir conhecimentos sobre práticas e ferramentas de gestão, empreendedorismo na saúde e nos processos produtivos na Serra Catarinense. Ambientes de inovação saudáveis perpassam os objetos de investigação dos subprojetos vinculados a este macroprojeto. Os subprojetos transversalizam principalmente o segundo, terceiro, oitavo e o nono objetivos da Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável, no tocante à saúde e bem-estar; trabalho decente e crescimento econômico; e a indústria, inovação e infraestrutura.
Coordenadora: Profa. Dra. Lilia Aparecida Kanan
Docentes Integrantes: Cristina Keiko Yamaguchi, Natália Veronez da Cunha,, Anelise Viapiana Masiero, Cleonice Gonçalves da Rosa.
Financiamentos: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), FAPESC
2) Estudos Interdisciplinares em Estilos de Vida, Ambiente e Saúde
Este projeto tem por objetivo desenvolver estudos que visam investigar a inter-relação entre ambiente, saúde e estilos de vida. Envolve aspectos assistenciais e de gestão relacionados ao acesso à assistência, a promoção, a prevenção, proteção e recuperação, e a vigilância em saúde individual e coletiva. Enfoca a saúde humana em todas as fases de seu ciclo vital buscando elucidar as conexões com o ambiente (local, regional, nacional e global), a sociedade, a cultura e a história, desvelando os impactos destas nos modos de viver, ser saudável e adoecer. Evidencia a complexidade dos serviços de saúde em todos os níveis de atenção e sustenta-se na interdisciplinaridade para compreender a atuação dos profissionais e processos envolvidos no fazer saúde aos usuários/clientes/pacientes, familiares, comunidades, grupos, dentre outros. Este projeto busca contemplar o objetivo 3 e 5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Coordenadora: Natalia Veronez Da Cunha Bellinati
Docentes Integrantes: Anelise Viapiana Masiero, Cleonice Goncalves Da Rosa, Vanessa Valgas Dos Santos, Bruna Fernanda da Silva, Mareli Eliane Graupe, Lilia A. Kanan, Pedro Boff.
Financiamento: FAPESC
Linha 2: Condições da Vida e Manejo Ambiental
1) Pesquisas Interdisciplinares em Saúde Ambiental, Humana e Animal
Descrição: Desenvolver estudos sobre a relação entre a saúde humana, animal, ambiental e vegetal tendo como estratégias à minimização das iniquidades e assimetrias relacionadas à saúde, ao meio ambiente, as condições socioambientais e ao desenvolvimento econômico, com vistas à melhoria da saúde e qualidade de vida e do bem estar das populações das áreas urbanas e rurais da Serra Catarinense, bem como da conservação dos recursos naturais. Estudar os processos produtivos e ambientes de inovação no contexto rural e urbano. Este projeto busca contemplar vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, tais como: o objetivo 2, objetivo 3, objetivo 6, objetivo 9, objetivo 11, objetivo 13 e objetivo 15 que visam promover a segurança alimentar e a agricultura sustentável, assegurar uma vida saudável, com disponibilidade de água de qualidade, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação, consumo e produção responsáveis, ações para combater as mudanças climáticas, ou seja, proteger a vida terrestre.
Coordenadora: Ana Emília Siegloch
Docentes participantes:, Bruna Fernanda Da Silva, Lenita Agostinetto, Lucia Ceccato de Lima, Pedro Boff, Cristina K. Yamaguchi, Natália V.C. Bellinati, Vanessa V. dos Santos.
Financiamento: MCTI, CNPq, FAPESC e Capes
2) Educação e Políticas Públicas em Ambiente e Saúde
Este macroprojeto tem por objetivo investigar as teorias do conhecimento para a formação humana, bem como, avaliar a implementação de políticas públicas no âmbito da educação, do ambiente e da saúde na perspectiva de contribuir para a transformação da sociedade contemporânea. Estuda ainda a inclusão da interdisciplinaridade e interprofissionalidade na formação. Este projeto busca contemplar os objetivos 1 e 4 do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Coordenadora: Lucia Ceccato de Lima
Docentes participantes: ,Anelise Viapiana Masiero, Lilia Aparecida Kanan, Mareli Eliane Graupe.
Financiamento: CNPq, FAPESC