O IV Seminário de Egressos (as) do Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), será realizado nos dias
10 e 14 de agosto. Serão duas lives pelo Youtube do PPGE (link no final do texto),
das 19h às 21h. Quem quiser certificado pode se inscrever no site da Universidade.
Na segunda-feira (10) participam do evento online egressos e egressas do
programa, que compartilharão suas experiências no percurso da pesquisa
acadêmica. Na sexta-feira (14) os convidados, também ex-integrantes do Programa,
abordarão a prática educacional durante pandemia do coronavírus.
A Doutora em Educação e professora do PPGE, Maria Selma Grosch, destaca que,
grande parte dos mestrandos e mestrandas são professores das redes pública
municipal e estadual, e terão a oportunidade de encontrar os seus pares, além do
contato com pesquisas. Também poderão ouvir os depoimentos sobre os resultados
alcançados. “Sem dúvida é um incentivo aos atuais mestrandos e mestrandas. Por
meio do seminário é possível visualizar o percurso dessa pesquisa, vai auxiliar no
desenvolvimento da própria trajetória”, comenta.
Ela recorda o sucesso de outros seminários, em os egressos compartilharam não
somente o resultado de pesquisas, como o percurso profissional após o mestrado e
o impacto nas suas carreiras. “É uma oportunidade de dizer porque foi importante
estudar.”
No que se refere às aulas e ao seminário online, que são o “novo normal” em
tempos de pandemia, comenta que: “Eu, como professora, já tinha tido a
oportunidade de trabalhar na formação em um curso EAD. Mas o que está sendo
feito na UNIPLAC, tanto na graduação como na pós-graduação stricto sensu, é uma
comunicação síncrona, ao vivo, em tempo real. Tenho aprendido muito”, reflete.
Para a professora, neste formato é possível observar atitudes e comportamentos
dos estudantes, relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, que não
apareciam com as aulas presenciais. “Estamos numa situação que ninguém
escolheu, e precisamos conviver com ela. No que se refere à didática pedagógica,
tenho aprendido com essa situação, é um novo modo de comunicação. Entendo que
sairemos muito melhores desta situação, aprendemos a ver coisas que não víamos
antes na nossa relação entre professor e estudante”,
Conheça os participantes e o tema das suas respectivas pesquisas:
Cristian Roberto Antunes, Cartografia ambiental - percepções dos professores
e moradores sobre a transformação da paisagem no entorno escolar (2018);
Elisângela de Oliveira Fontoura Uma etnografia do Divino Espírito Santo, Rio
Rufino (SC) - identidade cultural, economia solidária e emancipação social (
2018);
Isabel Nercolini Ceron, Vestígios da música na história da Educação Infantil do
município de Lages / SC (2020);
Nanci Alves da Rosa, Genealogia da (in)visibilidade negra lageana ( 2016);
Rodrigo Branco, Antinomias da educação - contribuições da teoria crítica à
formação humana ( 2019);
Wilson Rafael Schimila, Desempenho em Matemática - o que o gênero tem a ver
com isso? (2020).
Link para inscrições: https://portal.uniplaclages.edu.br/Corpore.Net/Login.aspx
(acessar o Sistema de Inscrições).
Link da live: https://www.youtube.com/channel/UCc7mkuoa_YaKN85O80YExXg
Texto: Suzane Faita