Infraestrutura

LABORATÓRIOS

Os docentes e estudantes do PPGE têm acesso a todas as instalações e equipamentos da Universidade, entretanto serão apresentados aquelas que são de uso exclusivo ou frequente pelos mesmos. 
Laboratórios dos grupos de pesquisa do PPGE/UNIPLAC 

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Educação são responsáveis por um conjunto de Grupos de Pesquisa que abrigam diversos projetos de pesquisa. Há grupos que conquistaram espaços próprios para desenvolver as atividades de pesquisa e extensão com mestrandos, egressos, docentes e estudantes da graduação e inclusive estudantes de iniciação científica do ensino médio (PIBIC EM/CNPq). Os financiamentos obtidos permitiram adquirir materiais de consumo e permanentes que foram instalados nesses espaços para uso das equipes de pesquisa. Os GPs com espaço e equipamentos próprios são os seguintes: 

1. GEDETER – GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: POLÍTICAS E PRÁTICAS 
Líder: Dr. Geraldo Augusto Locks. 
Sala: 1141 – Piso Térreo, Bloco 1. 

O Grupo ocupa uma sala de aproximadamente 32 m². Possui duas mesas e cadeiras, dois computadores e uma impressora; um Datashow, dois notebooks, um gravador digital, uma câmara fotográfica e em 2016 adquiriu equipamentos para a realização de eventos públicos (equipamentos de som e tenda). Possui ainda mesa de reuniões com cadeiras. Um armário que abriga uma pequena biblioteca, com acervo específico. O GEDETER desenvolve um projeto de pesquisa e extensão financiado pelo MCTI/SECIS/MTE/SENAES/CNPq, chamada 089/2013, cujos recursos permitiram adquirir os equipamentos e também custear bolsistas. Conta com um automóvel VW Gol/2009, cedido pelo Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), vinculado a Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES). 

2. GECAL - GÊNERO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA AMÉRICA LATINA. 
Líder: Dra. Mareli Eliane Graupe. 
Sala: 1141 - Piso Térreo, Bloco 1. 

Sala de aproximadamente 32 m². Possui uma mesa grande para reunião com espaço para 10 ou 12 pessoas, 10 cadeiras, duas cadeiras giratórias, um armário para livros, um armário para materiais de escritório, três mesas com três computadores e uma impressora, um datashow, dois notebooks, dois gravadores digitais de áudio, uma câmera fotográfica e um telefone com ramal próprio e senha para chamadas externas. 
O GECAL abriga três projetos de pesquisa e extensão que estão registrados e descritos na plataforma, no item apropriado. 

3. GEPES AMBIENS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM AMBIENTE, EDUCAÇÃO E SAÚDE. 
Líder: Dra. Lucia Ceccato de Lima. 
Sala: 2112 – Piso Térreo, Bloco 2. 

Esse laboratório tem aproximadamente 25 m², é mobiliado e possui uma estante para uma pequena biblioteca, armários, mesas, notebook, gravador e material pedagógico e de consumo para as oficinas de educação ambiental. Tem um hall de entrada amplo com uma mesa grande, além de mesa interna para as oficinas. Localiza-se estrategicamente próximo ao Núcleo de Educação Ambiental e o Laboratório de Ciências Ambientais do Básico. Outra estrutura que é articulada ao grupo de pesquisa e a Estufa de Produção de Mudas Nativas situada na área do Campus. Todos esses espaços são utilizados para a realização das atividades de educação ambiental, abrigam os projetos de pesquisa e os bolsistas de mestrado, graduação e inclusive de iniciação científica do ensino médio (PIBIC/EM/CNPq). Esse espaço adquire os materiais a partir de projetos financiados. 

4. NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LABORATÓRIO AQUÍFERO GUARANI. 
Coordenação: Prof. Dra. Lucia Ceccato de Lima. 
Sala 2114 – Piso Térreo, Bloco 2. 

Este laboratório tem área de 21,56 m² e está equipado com mobiliário de escritório, material de expediente, um computador de mesa, equipamentos específicos para análise de águas e o material pedagógico para as oficinas de Educação Ambiental do Projeto. O GP conta com dois veículos adquiridos com recursos do Projeto Interinstitucional Aquífero Guarani para deslocamentos de pesquisadores e bolsistas para atividades de campo, de Educação Ambiental ou transporte de material para as oficinas pedagógicas (uma Camionete Ford Ranger XL /Ano 2009 e uma VW Kombi/Ano 2009). 

5. NuPEB - NÚCLEO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO BÁSICA.
Líder: Dr. Rafael Araldi Vaz 
Sala 1244, segundo piso, Bloco 1. 


Os três últimos grupos de pesquisa acima, da Linha 1, compartilham a mesma sala, com mobiliário e equipamentos que permite a realização das atividades dos projetos de pesquisa, em horários diferenciados. 

OUTROS LABORATÓRIOS E INFRAESTRUTURA DISPONÍVEIS PARA MESTRANDOS DO PPGE: 

1) Seis (06) Laboratórios de informática compartilhados. 

2) Salas de Projeção 2214, 2216 e a sala de projeção da Medicina, com multimídia fixo, para realização de Seminários, disponíveis sob agendamento prévio. 

3) Salas de Multimídia: No bloco do Mestrado há 10 salas com equipamento de multimídia fixos, disponíveis conforme agendamento prévio, além de 10 multimídias móveis disponíveis no setor de meios, sob solicitação prévia. 

4) Estacionamento e Mobilidade no Campus: O estacionamento é amplo, e está em fase progressiva de arborização, sendo oferecido gratuitamente à comunidade acadêmica. A Mobilidade é facilitada pela urbanização e sinalização de trânsito existente, além de passarela coberta entre os blocos de salas de aula e o Centro de Convivência (sua importância radica no clima frio de Lages). 

5) Salas de aula: quatro salas de aula convencionais, com mesas, cadeiras estofadas, quadro para giz, multimídia, computador, caixas de som, acesso à Internet por cabo e wifi. 

6) Salas do Setor Administrativo: Sala para a Coordenação do curso, sala para a Secretária do PPGE e salas para os docentes permanentes, equipadas com armários, estantes, mesas, telefones, computadores com acesso à Internet, com acesso à impressora. 

7) Quatro salas para a Secretaria Geral da Pós-graduação (arquivo, chefia e pessoal técnico-administrativo), ocupadas por quatro técnicos administrativos e um Gestor do Setor, equipadas com armários, estantes, mesas, telefones, computadores com acesso à Internet e impressora; atende alunos, docentes e público em geral nos três turnos de funcionamento da instituição. Próximo à secretaria, um serviço de reprografia terceirizado funciona em igual turno que a Secretaria. 

8) Espaços especiais: sala de apoio psicopedagógico, salas de artes e de educação física constituem-se em espaços diferenciados das salas de aula convencionais, aos quais o PPGE tem acesso sob agendamento, os quais têm utilizado para determinadas atividades do PPGE que podem ser favorecidas por ambientes informais e atividades multidisciplinares ou menos convencionais. 

9) Auditórios: Auditório no bloco do PPGE, anexo ao funcionamento do Programa, com capacidade para 260 pessoas e auditório no bloco das Engenharias com capacidade para 300 pessoas, sob agendamento, com conexão à Internet, telão, sonorização e projetor multimídia. Eventos com número acima da capacidade indicada são realizados no Centro de Eventos: CENTRO SERRA, a 200m da universidade. 

10) Centro de Convivência: É um espaço que permite a interação dos estudantes no espaço Cultural e Praça de alimentação, bem como o atendimento de necessidades como terminal bancário, reprografia, livraria, restaurante, lanchonetes, papelaria, salão de beleza. O Diretório Central dos Estudantes funciona nesse mesmo centro. 

 

RECURSOS DE INFORMÁTICA

O PPGE tem como suporte para as questões digitais o Núcleo de Informática da UNIPLAC – NIU que é um órgão suplementar que tem por missão administrar as demandas na área de tecnologia da Fundação UNIPLAC e de suas mantidas no que se refere ao controle e desenvolvimento de software, hardware e infraestrutura. 
Conforme o art. 3º do Ato Normativo N 002/2012, incumbe também ao Núcleo de Informática da UNIPLAC – NIU, em conjunto com a Diretoria Executiva da Fundação UNIPLAC, todo o planejamento de curto, médio e longo prazo, bem como a formação técnica necessária para o funcionamento dos sistemas de informação. 

A UNIPLAC tem uma política de expansão do setor que assegura o bom funcionamento dos microcomputadores, impressoras entre outros. Esta rede está conectada à Internet Banda Larga, desde 2013 foi implantado um novo Link de internet TPA/FAPESC, configuração das RBS para trabalhar na nova VLan, UNIPLAC E MIDILAGES, com a velocidade de 80Mbps para download e 70Mbps, para upload.. 
Quanto ao mestrado em educação o NIU, dá assistência aos professores durante a realização de atividades por mídia, e ainda em relação a software de projetos de pesquisa, bem como nos eventos realizados pelo PPGE. 


Abaixo lista – se alguns dos equipamentos exclusivos para os docentes e discentes do PPGE: 
14 computadores de mesa na sala de professores. 
8 laptops e 1 ultrabook de uso dos docentes com projetos financiados. 
6 impressoras. 
6 datashows. 
7 gravadores digitais. 
1 câmera filmadora de vídeo HD. 
2 câmeras fotográficas digitais. 
1 microfone externo para reuniões online. 
sala com 20 computadores para uso exclusivo dos mestrandos. 

 

BIBLIOTECA
A Biblioteca Central da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC está vinculada à
Reitoria e tem por finalidade “efetuar seleção, guarda, organização, circulação de material e controle do
acervo para a comunidade acadêmica e regional, proporcionando o acesso a informações técnicas,
científicas e culturais em diversos formatos”. Essa estrutura da UNIPLAC possui uma área de 930 m2 e é
dividida nos seguintes setores: Recepção; Coordenação; Circulação de Materiais (empréstimo, devolução
e renovação de livros); Processos Técnicos; Multimídia; Sala Infantil, Sala de Obras Raras; Salas de
Estudos Individuais (2); espaço amplo para estudos. A biblioteca conta também com um Espaço Cultural
que recebe exposições. O espaço estimula a produção e a difusão das artes, possibilitando o intercâmbio
de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade. Valoriza os talentos artísticos da região com
mostras, exposições e apresentações musicais.


ACERVO ESPECIFICO PARA ÁREA DE EDUCAÇÃO E AFINS
O acervo físico da Biblioteca é constituído de obras de todas as áreas do conhecimento, na forma
de livros, obras de referência, periódicos, mapas, CD-ROMs, DVDs, e-Books, disquetes, fitas de vídeo,
fitas cassetes, folhetos, relatórios, teses, dissertações, monografias. O acervo bibliográfico disponibiliza
atualmente mais de 45 mil títulos de livros e mais de 96 mil exemplares de livros; além disso, conta-se
com mais de 12 mil livros eletrônicos (e-books). A coleção de periódicos é composta com mais de 2.400
títulos e mais de 47.800 exemplares.
O acervo está organizado de acordo com o sistema de classificação CDD (Classificação Decimal
Dewey). As obras estão à disposição para consulta a toda comunidade local e regional. Já o empréstimo

domiciliar só é concedido aos usuários vinculados à instituição, ou seja, corpo discente, docente e técnico-
administrativo da UNIPLAC.

Desde 2007, mediante convênio com a CAPES, a biblioteca disponibiliza aos usuários acesso ao
Portal de Periódicos da Capes, uma das bases mais completa de periódicos disponível no Brasil,
proporcionando aumento e praticidade nas pesquisas de estudantes e professores.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 12 h e das 13
h às 22 h. A Biblioteca também atende por e-mail (reservas@uniplaclages.edu.br); os livros solicitados
pelos usuários são separados no setor de empréstimo e entregue na data e horário marcado. Essas medidas
são utilizadas para que não haja aglomerações e para tornar mais ágil o empréstimo.

AQUISIÇÕES
As aquisições de livros seguem uma política de formação e desenvolvimento do acervo
documental da Biblioteca, instituída através da Resolução no 133, de 13 de junho de 1997. Esta política
foi atualizada e reformulada com o objetivo de atualizar as informações, adequando às demandas e
necessidades do setor. Entre outras providências, a resolução instituiu a Comissão de Seleção da
Biblioteca. É importante ressaltar que a aquisição de títulos, assim como a determinação das quantidades

de exemplares, segue orientação da legislação, emanadas pelo INEP/MEC e obedecem às proporções
indicadas no instrumento de avaliação atualmente em uso.


SERVIÇOS OFERECIDOS
Orientação: uso do Pergamum e suas funcionalidades; Levantamento bibliográfico; Orientação:
acesso aos e-books; Comutação Bibliográfica; Empréstimos entre instituições; Elaboração de ficha
catalográfica.


INFORMATIZAÇÃO
O processo de informatização do acervo da Biblioteca teve início em 1994 com o sistema chamado
CadBib, este sistema foi desenvolvido na própria Universidade e permitia apenas consulta ao acervo de
livros. Em 1997 foi desenvolvido outro sistema pelo Núcleo de Informática da UNIPLAC (NIU), com
maior capacidade de armazenamento de informações, chamado Demétrius.
Em 2010, foi adquirido o sistema Pergamum, que pertence a Associação Paranaense de Cultura e
atualmente é gerenciado pela Assessoria de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e é
utilizado amplamente pela maioria das universidades brasileiras. O Sistema contempla as principais
funções de uma Biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos
centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários.
A Biblioteca Central também utiliza a plataforma digital de livros “Minha Biblioteca”, que possui
um vasto acervo de títulos técnicos e científicos. Formada por 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos
editoriais, por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e
simultâneo a milhares de títulos. Essa plataforma tem como missão apoiar a construção e disseminação do
conhecimento, qualidade e crescimento da educação com base na excelência de conteúdos acadêmicos e
tecnologia inovadora.


ACERVO ESPECÍFICO PARA ÁREA DE EDUCAÇÃO E AFINS: 
Acervo de livros: Nas Ciências Humanas as áreas cadastradas são Educação, Filosofia, História, Sociologia, Antropologia e Política, Geografia, Metodologia Científica, Generalidades, Costumes e Folclore, Religião com 11.380 títulos e 20.985 exemplares. A área de Ciências Sociais Aplicadas compreende, entre outras, as seguintes que fazem interface com a Educação: Jornalismo, Política e Serviço Social com 16.638 títulos e 34.475 exemplares. O acervo de livros na área de Linguística, Letras e Artes com 8.514 títulos e 12.758 exemplares. Em Ciências da Saúde em interface com a educação em saúde, estão organizadas em Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional com um total de 4.139 títulos e 11.524 exemplares. 
Acervo de periódicos: O acervo pertinente ou que faz alguma interface com a área de concentração e Linhas de Pesquisa do PPGE está assim distribuído: Ciências biológicas 83 títulos e 1.264 exemplares, Ciências da Saúde 429 títulos e 5.412 exemplares, Ciências agrárias 36 títulos e 313 exemplares, Ciências sociais aplicadas 924 títulos e 31.158 exemplares, Ciências humanas 592 títulos e 6.709 exemplares, Linguística, Letras e Artes com 194 títulos e 1.633 exemplares. 

INFRAESTRUTURA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: 
A UNIPLAC equipou e adaptou seu espaço físico com rampas, estacionamento com rampas e estacionamento específico, aparelhos telefônicos adaptados, banheiros masculino e feminino adaptados, elevadores, sinalizações necessárias, corrimãos e lixeiras adaptadas. Ainda, escrita em Braile em portas de salas de aula e programas de computação para cegos. No que concerne a alunos portadores de deficiência visual, o compromisso formal da instituição, no caso de vir a ser solicitada e até que o aluno conclua o curso será especificamente e biblioteca conta com uma funcionária com deficiência auditiva que se comunica pela língua de sinais e os deficientes visuais tem o seguinte atendimento: 
a) sala de apoio equipada como máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplia textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de textos para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado a computador; 
b) plano de aquisição gradual de acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático; 
c) e ações inclusivas de ampliação de material para estudante com baixa visão, tradução em Braille – português; produção de material de voz para estudantes cegos, curso de extensão para formação de leitores para gravação de textos em voz, disponibilidade de orientação aos estudantes cegos e com baixa visão, assim como aos seus professores. 

 

Outras Informações

Conforme apresentado detalhadamente em 2013, 2014 e 2015, a construção do campus definitivo da UNIPLAC ocorreu em 1974 com área de terras de 74.384,60m2. Em 2000 recebeu, em Campo Belo do Sul, a doação de um terreno com uma área de 723,40. Além desse, em 2003, a UNIPLAC adquiriu anexo ao Campus de Lages, um terreno com área de 3.347,70 m2. Atualmente, portanto, a Instituição possui uma área de 78.455,70 m2 de terrenos. Sendo que sua área construída 34.665,73 m2. 
Em 2016, dentro do plano de expansão institucional, foi inaugurado um novo bloco de 6.602,07 m2. Com esse bloco novos arranjos do espaço físico foram realizados na Universidade, em especial para a Pós-graduação.

Em 2018, foi destinada área significativa do Bloco 1 ao Stricto Sensu. A sala 1131 é de uso exclusivo dos/as docentes do PPGE, que também ocupam a sala 1127. Cada gabinete, com espaço adequado ao trabalho, é ocupado por dois docentes. A sala 1130 possui gabinetes para orientações e abriga uma sala dos grupos de pesquisa da Linha de Pesquisa 1. A sala 1128 comporta espaço amplo para reuniões e dois gabinetes multiuso, com mobiliário, computadores com internet, impressoras e TV, adequados a realização de atividades de pesquisa. A sala 1126 é ocupada pela Secretaria dos Programas de Pós-Graduação e pelos gabinetes dos Coordenadores dos respectivos Programas. As salas de aula destinadas ao PPGE localizam-se também no Bloco I, sendo equipadas com projetor multimídia e internet Wi-Fi. 

 




Fone: 49 3251-1064
E-MAIL: ppge@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Dra. Madalena Pereira da Silva
Fone: 55 49 32511022
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