Projetos de Pesquisa

Gênero e sexualidade no campo educacional: práticas e políticas públicas

Coordenadora: Professora Dra. Mareli Eliane Graupe

Linha de Pesquisa II:  Processos Socioculturais em Educação

Grupo de Pesquisa: Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/América do Sul)

Descrição: Este é um macro projeto do Grupo de Pesquisa GECAL que abriga outros dois microprojetos: 1) Violências de gênero na Serra Catarinense. 2) Políticas públicas de gênero: uma análise dos currículos de graduação e pós-graduação no estado de Santa Catarina. Este macro projeto possui como objetivo pesquisar sobre violências de gênero, mais especificamente na Serra Catarinense e também, sobre as políticas públicas de gênero no campo educacional no Estado de Santa Catarina.

Projeto vinculado: “Estudos da judicialização da “violência de gênero” e difusão de práticas alternativas numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina”.

Descrição: A presente proposta tem como objeto a judicialização e práticas alternativas de justiça no campo da chamada “violência de gênero”. Em grandes linhas, ela visa a mapear e a descrever mecanismos e práticas de promoção de justiça, de reparação moral e de mediação em casos de “violência de gênero” identificados pelos sistemas de justiça no Brasil e na Argentina, numa abordagem comparada. E tem como finalidade aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre práticas judicializantes de gestão de crimes no âmbito da “violência de gênero”, bem como propor diretrizes e alternativas ao campo das políticas públicas voltadas a tal área. Para tanto, prevê a parceria entre diferentes equipes de pesquisa – LEVIS (UFSC), NIGS (UFSC), Margens (UFSC); GECAL (UNIPLAC); GCS (UFRN) –, além de parceria com pesquisadoras no Brasil e na Argentina para a realização de pesquisas de campo em cinco municípios de médio porte no Brasil (Florianópolis, Lages, Juiz de Fora, Natal e Uruguaina) e em quatro municípios na Argentina (La Plata e Florencio Varela, situados na província de Buenos Aires; e Orán e Tartagal, pertencentes à província de Salta). Trata-se de uma rede multidisciplinar e multissituada. Além de mapear e descrever práticas de produção de justiça, identificando mecanismos, estratégias e moralidades, o projeto, em parceria com o TJSC, fará o acompanhamento da criação e instalação de um experimento de Justiça Restaurativa no município de Lages, região serrana de Santa Catarina.



Ambiente e Educação: uma abordagem inter(trans)disciplinar

Coordenadora: Professora Dra. Lucia Ceccato de Lima

Linha de Pesquisa II:  Processos Socioculturais em Educação

Grupo de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Educação e Saúde - GEPES Ambiens

Descrição:  Este projeto teve início em 2008 com a Rede Guarani/Serra Geral que foi um projeto interinstitucional e interdisciplinar que congrega educadores ambientais e  pesquisadores de universidades, agências governamentais nacionais e internacionais, tendo como área de abrangência a Região Sul do Brasil. Obteve fomento até 2017. A partir de 2015 identificou - se o atendimento de alguns ODS/ONU. O objetivo geral é a produção de conhecimento compartilhado sobre gestão sustentável de águas superficiais e subterrâneas e a conservação do Sistema Integrado Aquífero Guarani/Serra Geral (SAIG/SG). A Educação Ambiental teve continuidade na  UNIPLAC com o objetivo de formar educadores ambientais formais e não formais para implementação de ações de intervenção direta junto às escolas e as comunidades. A Educação Ambiental como processo  de práxis educativa  que  contribui para a cidadania ambiental é uma ação fundamental para atender o objetivo proposto como espaço interdisciplinar e de disseminação de conhecimentos nas dimensões socioambientais e socioculturais.  Este projeto conta com um Núcleo de Educação Ambiental na UNIPLAC, como espaço de pesquisa e de formação de professores sobre o tema.  Este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ambiente e Educação - GEPES AMBIENS.



Trabalho, Formação Docente e Políticas Educacionais.

Coordenadora: Professora Dra. Lilia Aparecida Kanan

Linha de Pesquisa I:  Políticas e Fundamentos da Educação

Grupo de pesquisa: Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Saúde e Políticas Públicas - GP-TESPP

Descrição: Investiga possíveis relações entre aspectos próprios do ambiente de trabalho na Educação Básica e Superior e a organização do trabalho, bem-estar e saúde docente. Investiga as políticas educacionais voltadas à saúde e bem-estar da comunidade escolar: gestores, docentes e estudantes. O projeto focaliza suas pesquisas nos processos de formação de professores voltados à inclusão, bem-estar e saúde nas comunidades acadêmica e escolar.

 



A escola como lugar social - um debate em torno de algumas figuras-problema da educação: lição, tempo escolar, infância e mestre/professor

Coordenador: Professor Dr. Vinicius Bertoncini Vicenzi

Linha de Pesquisa I:  Políticas e Fundamentos da Educação

Grupo de pesquisa: NuPEB: políticas, estéticas e diferenças

Descrição: Passamos por um período de grande discussão a respeito do papel da escola em nossas sociedades. Muito se discute a respeito dos desafios e das dificuldades que as escolas enfrentam quanto às possibilidades de um efetivo aprendizado que forme cidadãos capazes de conviver, de uma educação democrática de fato. Em tempos de exacerbação de discursos de ódio e intolerância frente ao diferente, a escola volta a se questionar a respeito da sua função social, do seu papel como um lugar social, especialmente após as experiências desafiadoras de ensino remoto, híbrido, pandemia, etc. O presente projeto busca situar uma discussão sobre o papel da escola a partir de algumas figuras-problema da educação: a lição; o tempo escolar, a infância e o mestre/professor. A partir de uma investigação que privilegie discursos, práticas e narrativas que se inscrevem no que poderíamos chamar, a partir de Michel Foucault e de Jacques Rancière, de estéticas da existência, visamos articular pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) que privilegiem pensar as construções de subjetividades.



Escola e políticas da diferença: estorvos, interpelações e artimanhas do impensável, do abjeto, do invisível

Coordenador: Professor Dr. Jaime Farias Dresch

Linha de Pesquisa I:  Políticas e Fundamentos da Educação

Grupo de pesquisa: NuPEB: políticas, estéticas e diferenças

Descrição: O projeto tem como objetivo pesquisar questões da educação e das instituições escolares relacionadas às políticas da diferença. Compreende-se a categoria diferença em oposição à diversidade. Toma-se como pressuposto que a escola já atende à diversidade da população, sendo o desafio é fazer aparecer as diferenças em meio a diversidade. Nesse sentido, diferença assume uma potência de resistência às políticas da inclusão. Diferença produz desordem política, perturba, interpela as políticas educacionais e a “lógica política da inclusão”, como aponta Silvio Gallo (2017). Busca-se problematizar verdades estabelecidas no cenário educacional, como a lógica da inclusão, a formação para a cidadania e para o trabalho, bem como práticas de insurgência contra o que Carlos Skliar (2003) denomina como “mesmidade”, e que pode ser percebido na educação antirracista, nas questões de gênero, na presença de corpos abjetos na escola, em dissonância com os padrões de beleza, consumo e comportamento. A pesquisa contempla discussões sobre as teorias pós-críticas do currículo, tomando a classificação de Tomaz Tadeu da Silva (2017), em especial a crítica pós-estruturalista e a teoria queer, as quais propõem a desconstrução dos binarismos ligados ao conhecimento que constitui o currículo.

Projeto vinculado: Laboratório de Inovação Educacional (Labin)

Descrição: O projeto de pesquisa e extensão, inicialmente denominado "Divulgação científiica em educação" teve continuidade, a partir de 2021, com o Laboratório de Inovação Educacional (Labin), desenvolvendo atividades de produção de conteúdo e divulgação científica e cultural. O Labin obteve financiamento pela FAPESC (Edital 15/2021) e focaliza os processos de produção do conhecimento, no que diz respeito às rotinas da Universidade, em especial, o Programa de Pós-Graduação, relacionadas aos produtos derivados da pesquisa, ensino e extensão bem como as formas como estes produtos estão sendo divulgados para a comunidade acadêmica. Busca-se levantar as possibilidades de utilização de ferramentas específicas de divulgação, como por exemplo, o uso de redes sociais na internet (RSI). Para as atividades práticas, são exploradas e estudadas as potencialidades das ferramentas já utilizadas pelo PPGE (site do Programa, Facebook, Instagram), bem como outras estratégias inovadoras para divulgar a produção dos seus docentes, bem como as diversas atividades por eles(as) realizadas. O projeto possui potencial de inovação de produtos e processos por meio da realização de pesquisa e de produtos de divulgação e popularização da Ciência, Tecnologia & Inovação.



Genealogia da Educação no Tempo Presente: subjetividades, políticas e usos do passado

Coordenador: Professor Dr. Rafael Araldi Vaz

Linha de Pesquisa I:  Políticas e Fundamentos da Educação

Grupo de pesquisa: NuPEB: políticas, estéticas e diferenças

Descrição: O projeto procura articular pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Uniplac, que investiguem a constituição histórica da Educação Básica e dos sujeitos da educação no tempo presente. O projeto se estrutura a partir de uma perspectiva histórica, demarcada pela abordagem genealógica de Michel Foucault e centrada na análise dos discursos e práticas que constituem os sujeitos da educação. Para tanto, parte-se do método historiográfico, problematizando e analisando fontes históricas diversas, tais como: fontes escritas (documentos oficiais), fontes visuais (imagens e produção audiovisual) e fontes orais (memórias, depoimentos, relatos e narrativas). Organiza-se, assim, em cinco eixos temáticos, transversais e integrados: 1) Educação, Neoliberalismo e Governamentalidade; 2) Práticas de Liberdade na Educação; 3) Educação e (de)colonialidade; 4) Educação e Ensino de História: usos do passado, memórias e narrativas; 5) A Religião e a Educação como dispositivos de poder..



Interfaces entre as políticas educacionais e formação de professores

Coordenadora: Professora Dra. Naiara Gracia Tibola

Linha de Pesquisa I:  Políticas e Fundamentos da Educação

Grupo de pesquisa: GPEFOR: Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores

Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo pesquisar questões relacionadas as políticas educacionais e formações de professores. A política pública educacional é vista como um campo de interesses e ações que visam determinados objetivos, com isso Ball & Bowe (1992) a caracterizam como um ciclo contínuo constituído por três facetas: a política proposta, a política de fato e a política em uso, o ciclo de políticas. A pesquisa contempla discussões sobre as políticas para educação básica e superior; práticas educativas, trabalho e formação de professores e a educação profissional e técnica para o ensino médio e as relações que se estabelecem entre educação e trabalho.



Processos Socioculturais em educação e Direitos Humanos

Coordenadora: Professora Dra. Josilaine Antunes Pereira

Linha de Pesquisa II:  Processos Socioculturais em Educação

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER)

Descrição: O projeto tem como objetivo investigar processos socioculturais em educação em espaços escolares e não escolares, com ênfase na educação infantil e tendo como foco o arcabouço dos Direitos Humanos de onde emergem diversas questões contemporâneas. As temáticas são problematizadas a partir de elementos teórico-metodológicos na perspectiva histórico-crítica e na esteira da tradição pedagógica freiriana, da educação popular, do movimento da de(s)colonialidade e da abordagem epistemológica latino-americana. Busca-se ao analisar os contextos históricos, socioculturais, econômicos e políticos tecer uma epistemologia Latino-Americana de resistência e reexistência pressupondo o reconhecimento do legado colonial de uma cultura geopolítica produzida e manipulada por uma elite econômica, política e intelectual sobre as demais culturas relegadas, invisibilizadas e subalternizadas. Refletir estes processos do fazer ciência, pesquisa e educação são condições necessárias com vista à promoção, defesa e garantia dos Direitos Humanos numa sociedade plural, solidária e democrática.



Currículos e formação interdisciplinar como demandas da sociedade contemporânea

Coordenador: Professor Dr. Juares da Silva Thiesen

Linha de Pesquisa I:  Políticas e Fundamentos da Educação

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores - GPEFOR

Descrição: O projeto de pesquisa tem por objetivo identificar elementos de unidade, articulação, integração e interdisciplinaridade no âmbito da formação acadêmica do PPGE da UNIPLAC, tomando-se como linha de análise a percepção de níveis de coerência e/ou alinhamento entre o indicado em documentos institucionais e de planejamento que envolvem o Programa, e o proposto nos desenhos curriculares de disciplinas, tópicos especiais, projetos de pesquisa e de extensão. A pesquisa tem base de orientação metodológica e de interpretação teórica em concepções contemporâneas de integração e interdisciplinaridade preferencialmente formuladas por abordagens e perspectivas críticas do pensamento educacional.                  

 



Tecnologias e Inovação em Educação

Coordenadora: Professora Dra. Madalena Pereira da Silva

Linha de Pesquisa II:  Processos Socioculturais em Educação

Grupo de Pesquisa: Sistemas, Tecnologias e Educação

Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de pesquisas para compreender como as tecnologias digitais e/ou sociais, integradas na perspectiva da transdisciplinaridade e do pensamento complexo, podem contribuir para a formação humana, ecossistemas de inovação e o desenvolvimento das cidades inteligentes. Para isso serão enfatizadas pesquisas nos seguintes eixos norteadores: 1) Tecnologias educacionais, inclusivas e de aprendizagem; 2) Pensamento computacional e currículo; 3) Projetos criativos ecoformadores; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis.

Projeto vinculado: “A inclusão digital de estudantes da educação básica no contexto das cidades inteligentes”

Descrição: O projeto de pesquisa tem como finalidade fortalecer o grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação - EDUTECS. Grupo que reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares à aplicação de tecnologias digitais, sociais e sustentáveis, cujos resultados têm contribuído para o desenvolvimento dos ecossistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Contudo, para além de fortalecer o grupo de pesquisa, a proposta visa fomentar a articulação do grupo com a Educação Básica e promover o diálogo com outras entidades responsáveis pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, culminando com a produção do conhecimento e a divulgação científica com indicadores que permitem acompanhar o cumprimento das políticas públicas de inclusão digital aos estudantes em fase de escolarização. A pretensão da pesquisa é contribuir para que nenhuma criança fique às margens da exclusão digital, de forma que essa ausência lhe cause prejuízo para a continuidade de seus estudos. Indo além, uma vez que o acesso estiver democratizado, oportunizar a formação soft e hard skills aos jovens e adolescentes voltadas à aplicação da tecnologia e inovação como possibilidade de transformação social.



Educação Popular e os desafios da formação escolar e não escolar

Coordenadora: Professora Dra. Valéria Oliveira de Vasconcelos

Linha de Pesquisa II:  Processos Socioculturais em Educação

Grupo de Pesquisa: Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/América do Sul)

Descrição: Partindo do princípio de que a Educação Popular pode contribuir para fortalecer os sujeitos por meio da construção da autonomia, apontando caminhos para a construção coletiva, enquanto teia de relações e de interações, objetivamos, com o presente projeto, buscar subsídios para o enfrentamento de alguns dos desafios atuais que se interpõe à educação básica e educação superior, principalmente aqueles relacionados à formação/ação docente e à implementação de políticas públicas. Tomamos alguns eixos temáticos como substrato para nossas práticas investigativas-formativas, tais como 1) solidariedade; 2) reciprocidade, 3) compartilhamento de saberes/poderes; 4) reflexão crítica e; 5) formação política. (SOUZA; VASCONCELOS, 2019). Para atingir os objetivos propostos, a metodologia adotada está pautada, especialmente, na Sistematização de Experiências, na Pesquisa-ação e na Pesquisa participante. Pretendemos desenvolver estudos no âmbito do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (PPGEDUCS/UNIVÁS) com foco na formação de professores/as e aproximá-los de experiências e práticas investigativo-formativas de distintos países da América Latina. Isso se dará em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) Metodologías críticas y Educación Popular. Além disso, com o intuito de aprofundar as pesquisas interculturais, estreitaremos laços com investigadoras/es da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC/BA), da Universidad Politécnica Salesiana (UPS - Equador), da Universidad San Carlos (USAC Guatemala), do Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe (CEAAL Porto Rico), entre outros.



Educação, migrações e relações étnico-raciais

Coordenadora: Professora Dra. Rosane Márcia Neumann

Linha de Pesquisa II:  Processos Socioculturais em Educação

Descrição: O projeto tem por objetivo pesquisar as migrações transnacionais e as relações étnicoraciais e seus desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem, nos espaços de educação formais e não-formais, contribuindo para a construção de um ambiente educacional intercultural, interétnico, interracial e universal, em benefício da sociedade como um todo. Contempla os seguintes eixos de pesquisa: 1) E/I/Migrações (transnacionais), territórios e colonização; 2) Educação em espaços formais e não formais (educação no campo, movimentos sociais); 3) Relações étnico-raciais e diversidade cultural (imigrantes, negros, indígenas, ciganos etc.); 4) Metodologias de ensino-aprendizagem e práticas interdisciplinares; 4) Currículo e a escolarização dos imigrantes; 5) Cruzando saberes e práticas: educação, migrações e relações étnico-raciais.



Educação Superior: Acesso, Percurso e Resultados

Coordenadora: Professora Dra. Vera Lucia Felicetti

Linha de Pesquisa I:  Políticas e Fundamentos da Educação

Grupo de Pesquisa: REDE GERES - Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes.

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como sujeitos centrais os egressos da Educação Superior. O objetivo geral deste projeto é analisar os aspectos relacionados às características de acesso (input), percurso (process) acadêmico e resultados (outcomes) da graduação, que envolveram e envolvem egressos ProUni e não ProUni, de cinco Instituições de Educação Superior sem fins lucrativos, uma de cada região do Brasil de modo a identificar os impactos da formação. A metodologia usada terá enfoque quantitativo com objetivo exploratório descritivo e interpretativo. Será realizada análise estatística descritiva e inferencial de modo a melhor responder os objetivos.  Entre os resultados esperados, se espera encontrar evidências da efetividade ou não do Programa e confirmar a validade estatística do instrumento aplicado  de modo que possa ser utilizado em escala nacional por pesquisadores e institutos governamentais de pesquisa no cenário brasileiro com base no modelo estatístico encontrado.



Fone: 49 3251-1064
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COORDENAÇÃO: Dra. Madalena Pereira da Silva
Fone: 55 49 32511022
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