Os acadêmicos do 1º ano de Medicina, Juliano Puccini Vieira, Ivia Celene Butzke Quintana, Roberto André Goral, Heloisa Espindola, Fábio Gazzola e Samar Haidar, estiveram neste ultimo dia 12/05/07 em visitação ao Parque do Ibirapuera em São Paulo, onde aconteceu a exposição do “Corpo Humano: Real e Fascinante”.
Numa concepção diferenciada e inédita, a mostra é uma oportunidade única para o público em geral explorar os mistérios de sua própria existência. Para isso, recorre a 16 corpos e 225 órgãos verdadeiros para revelar - em todos os seus aspectos - o funcionamento do corpo humano e seus sistemas.
Desenvolvida em caráter prioritariamente educativo, sob direção médica do norte-americano Dr. Roy Glover, \"Corpo Humano: Real e Fascinante\" apresenta corpos e órgãos de indivíduos acometidos de morte natural, que optaram por participar de um programa de doação de seus próprios corpos em benefício da ciência e da educação, realizado pela República Popular da China. A iniciativa fornece material anatômico para comunidades médicas e científicas, para fins educacionais e de pesquisa, não só em solo chinês - onde estão os maiores especialistas na dissecação de corpos - como também no exterior.
Ao longo da história da humanidade, grandes personalidades estudaram e escreveram sobre o corpo humano: Aristóteles, Platão, Hipócrates, Vesalius e Descartes. Além deles, artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raphael e Rembrandt contribuíram com significativos legados no que se refere à imagem do corpo a partir da combinação do talento e da observação detalhada. Com base nas raízes deste conhecimento e propondo um tratamento inovador e igualmente respeitoso ao tema, \"Corpo Humano: Real e Fascinante\" utiliza corpos e órgãos dissecados para revelar a função de um sistema anatômico completo e seu papel no corpo como um todo, e para possibilitar uma melhor compreensão de como maus hábitos ou doenças podem interferir em seu funcionamento, órgãos saudáveis e não-saudáveis são colocados lado a lado.
Conforme relata o Dr. Roy Glover, \"durante muitos anos foram idealizados modelos para representar o corpo. Porém, eles não permitem nenhuma variação estrutural - o que consideramos fundamental para a percepção das diferenças na formação corporal de cada indivíduo\". Em sua análise, Dr. Glover lembra que, até hoje, apenas estudantes de medicina e médicos tiveram a oportunidade de observar o funcionamento interno dos corpos.
Setores:
A exposição é dividida em nove setores para representar cada sistema do organismo humano: \"Esqueleto\" e suas mais de 100 juntas, evidencia o papel condutor e regulador do \"Sistema Muscular\"; a velocidade impressionante de comunicação das células do \"Sistema Nervoso\"; a utilização do oxigênio pelo \"Sistema Respiratório\" e os processos químicos e mecânicos que compõem o \"Sistema Digestivo\". Também contempla o processo de filtração contínuo do \"Sistema Urinário\", a combinação única dos cromossomos do óvulo e do esperma e a formação embrionária no \"Sistema Reprodutor\"; a manutenção da vida pelo \"Sistema Circulatório\" e a preservação de um corpo saudável graças aos avanços das pesquisas médicas e tecnológicas, representada em \"O Corpo Tratado\". Neste último segmento, são lembrados ainda o desenvolvimento de próteses para a maioria das partes do corpo e os equipamentos que auxiliam os médicos na sala de cirurgia.