Docentes participam de evento nacional

Mais uma vez professores do curso de Medicina participaram de evento nacional. Desta vez foram contemplados quatro trabalhos. Três trabalhos apresentados pela coordenadora do curso Prof. Cristina Subtil em parceria com o Prof. Rinaldo da FAMEMA( Faculdade de Medicina Marília)demonstrando a efetividade do termo de convênio firmado com a Uniplac desde a implantação do curso. Dos trabalhos apresentados, dois receberam certificado de menção honrosa: O PROGRAMA DE SAÚDE NA FAMÍLIA (PSF) COMO CENÁRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINESE (UNIPLAC) E NA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA (FAMEMA), que teve como relatora a coordenadora do curso, e EDUCAÇÃO PERMANENTE: A APLICAÇÃO DO CONCEITO NA PRÁTICA, que teve como relator o Prof. Fernando Pagliosa membro do Grupo de Educação Permanente (EDUPE) do curso de Medicina. Outro trabalho foi elaborado pelo grupo do EDUPE do curso de medicina( educação permanente- grupo estruturante do currículo) e apresentado pelo Prof. Fernando Pagliosa. Esse evento, o IV Fórum de Metodologias de Aprendizagem aconteceu em Londrina/PR nos dias 9 a 11 de agosto. A Uniplac já teve o privilégio de cediar o III Fórum em 2005. Em todas as edições ocorridas, os eventos eram denominados de “Fórum PBL”. Por ocasião do encontro em Lages, após ampla discussão, iniciada no Fórum anterior, decidiu-se pela modificação, passando a abordar todas as metodologias ativas (Active Learning) e não somente uma delas. Além disso, apesar de dirigido principalmente aos cursos de Medicina do país, especialmente aos que vivenciam processos de mudança curricular e acadêmica, o próximo Fórum será aberto à participação de estudantes e professores interessados nas mudanças, inclusive de outros cursos de graduação da área da saúde. Hoje somam-se em torno de 35 escolas de medicina que utilizam metodologias ativas de aprendizagem. Segundo a coordenadora do curso de medicina Prof. Cristina Subtil é muito importante a participação de fóruns desta natureza pois são nesses processos e movimentos, que em muitos momentos são conflitivos, pois dizem respeito a disputas existentes na formação e na prática profissional precisam, para terem chance de sucesso, de uma disposição permanente para o diálogo, para a crítica e para a autocrítica. A avaliação de programas curriculares, de projetos e de práticas de ensino-aprendizagem são essenciais para o contínuo desenvolvimento da educação médica e das demais profissões.