Cuidadores da Alegria: 2 anos promovendo qualidade de vida

O Projeto de extensão Cuidadores da Alegria, atualmente coordenado pela professora Neila Santini de Souza, financiado pelo fundo de assistência social da UNIPLAC, teve o início de suas atividades em 2005, como projeto piloto, por iniciativa de integrantes do Centro Acadêmico de Enfermagem Ana Neri. Atualmente está em sua 2º edição como projeto de extensão vinculado à PROPEPG da UNIPLAC. Participam deste projeto 32 acadêmicos voluntários e 06 bolsistas oriundos dos cursos de Enfermagem, Direito, Medicina e Psicologia. O objetivo deste projeto é proporcionar às crianças e adultos institucionalizados, um ambiente agradável através de atividades lúdicas que auxiliem na recuperação da saúde e amenizem os traumas da hospitalização. As atividades são desenvolvidas em instituições hospitalares, instituições de longa permanência para idosos (ILP) e Casas Lares na região do Planalto Serrano Catarinense. Os integrantes do projeto além de realizar apresentações nas instituições utilizando o lúdico como terapia, realiza grupo de estudo permanente e oficinas de capacitação para a equipe do projeto. Até o mês de julho do corrente ano, foram beneficiadas 542 pessoas, que se encontravam institucionalizadas durante o período de abril a julho. As instituições recebem visitas semanais ou quinzenais, de acordo com cronograma previamente agendado seu com representante legal. \"É interessante como a equipe do local também acaba sendo beneficiada pela alegria e brincadeiras, amenizando o estresse de sua jornada de trabalho\", observa a professora Neila. Os integrantes do projeto têm participado de eventos científicos de âmbito regional e nacional onde socializam conhecimentos e trocam experiências com integrantes de projetos semelhantes. Em maio de 2007, auxiliaram a promover junto à 8ª Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem da UNIPLAC – SAENF, uma Oficina que contou com a presença do Naturólogo Kalil Mondadori integrante de projeto semelhante na UNISUL e UNIVALI – denominado Terapeutas da Alegria.