Uniplac no 8º encontro nacional da Rede de Educação -Talher

UNIPLAC participa do 8° Encontro Nacional da Rede de Educação - Talher Nacional, que aconteceu em Brasília dos dias 16 a 19 de agosto de 2007, destacando a homenagem ao educador Paulo Freire. O 8º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã, cujo tema foi: “O povo que ousa sonhar constrói um Brasil popular”, reuniu de 16 a 19 de agosto, na Academia de Tênis, 300 educadores (as) populares de todo o país ligados a processos de educação popular junto às famílias beneficiadas pelos programas sociais do Governo Federal, desenvolvidos por movimentos sociais, entidades, organizações não governamentais e igrejas. Dentre estas se encontra a UNIPLAC com a Extensão Comunitária, uma vez que se coloca como entidade ancora, desenvolvendo as atividades e acolhendo o Educador da rede na Serra Catarinense Salesiano Durigon para o desenvolvimento dos trabalhos junto a Extensão Comunitária. A Rede de Educação Cidadã é uma ação do Governo Federal que tem a missão de desencadear um processo de educação popular a partir do método Paulo Freire com as famílias em condições de vulnerabilidade social para elevar a sua capacidade de acessar as políticas públicas estruturantes do Fome Zero e construir a sua autonomia econômica, política e social. Lançamento de vídeo - Na noite do segundo dia (17 de agosto), no Palácio do Planalto, foi lançado o documentário: “Vamos lá fazer o que será”, dirigido pela cineasta Tânia Quaresma, com as experiências de educação popular desencadeadas e potencializadas em todo país pela Rede de Educação Cidadã e pelas mais de 1.200 entidades parceiras. O objetivo do 8º Encontro Nacional consistiu em aprovar o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Rede de Educação Cidadã, documento construído por meio de um processo que envolveu educadores (as) populares de todos os estados brasileiros, no primeiro semestre de 2007. O PPP da Rede de Educação Cidadã está organizado em 12 princípios e as suas diretrizes correspondentes, que vão desde o compromisso com as lutas dos movimentos sociais e populares, defesa da biodiversidade, respeito à diversidade e compromisso com o processo formativo de todos os envolvidos, garantindo o exercício de papéis diferentes entre educadores e educandos, momentos de planejamento, de estudo, registro, sistematização e avaliação. Cada princípio se desdobra em cerca de cinco diretrizes, que posteriormente serão transformadas em ações em cada Estado onde Rede de Educação Cidadã desenvolve suas atividades. O PPP, segundo Vera Lourido Barreto, uma das coordenadoras da Rede de Educação Cidadã, é a vida e o coração da Rede, a partir de onde saíram às orientações para novas práticas dos educadores (as) e um compromisso renovado com a construção de um país mais justo e solidário.