O Projeto \"Alfabetização de Jovens e Adultos nos Bairros Popular, Habitação e Universitário\", coordenado pela professora Marilane Wolf Paim, tem mostrado resultados bastante positivos até o presente momento.
Os adultos atendidos receberão um atestado de escolaridade em nível de alfabetização, emitido pelo EJA - Lages, após uma avaliação para certificar o grupo.
Alguns casos exemplificam o sucesso do projeto. Um aluno de 26 anos, que estava aposentado por ser portador de deficiência mental leve já pôde apropriar-se da leitura e da escrita através dessas atividades. Da mesma forma, um aluno de 41 anos, também aposentado por apresentar sérios problemas depressivos e neurológicos e até então completamente analfabeto), está lendo e escrevendo. Além desses, a grande maioria avança em seu processso de alfabetização e letramento, respeitados os tempos e espaços de cada um.
De acordo com a coordenadora do projeto, \"o trabalho até agora realizado revela que construir uma educação de Jovens e Adultos que não tenha características das políticas assistencialistas, compensatórias, implica em desenvolver um projeto que valorize a participação, os interesses, conhecimentos e expectativas dos sujeitos, que respeite seus direitos como cidadãos e não os perceba somente como um mero objeto de aprendizagem\".