Ciências Biológicas faz aula de campo

Os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas vivenciaram uma experiência ímpar nos dias 15 e 16 de novembro. Acompanhados pelos Professores Doutores Susana Schlemper (Zoologia de Invertebrados) e Valfredo Schlemper (Tópicos Especiais), 48 acadêmicos acamparam em Urupema. Foram desenvolvidas inúmeras atividades, como a prática do trekking, para observação e coleta de invertebrados, de plantas tóxicas e medicinais e preparação de excicatas. Assistiram a uma conferência sobre plantas medicinais, ministrada pelo professor Valfredo, pela Sra. Carolina Arruda (Pastoral da Saúde) e Luzia Silva (Prefeitura de Urupema), onde além de muita informação, os acadêmicos receberam amostras de produtos fitoterápicos produzidos no município. Outro momento marcante foi a aula sobre insetos sociais, com ênfase em abelhas. À noite, praticaram trilha noturna, com observação de mamíferos silvestres, como graxaim e mão-pelada, que se aproximaram bastante do grupo, permitindo fotos impressionantes. Tiveram também a oportunidade de visualizar pegadas de animais como veado mateiro, gato do mato, entre outros. O ponto alto da aula de campo foi a trilha noturna na mata, onde em duplas, os acadêmicos percorreram cerca de 1.000m na escuridão, valendo-se dos sentidos para descobrir a rota certa e praticar tomadas de decisão. O trajeto era bastante acidentado, sinalizado apenas por um fio, sendo monitorado através de rádio durante toda a trilha, para segurança dos acadêmicos. Uma eficiente equipe garantiu a alimentação (foram servidas cerca de 200 refeições). Além dos momentos de aprendizagem, os acadêmicos puderam apreciar a exuberante natureza local, com direito a banho de cachoeira pela manhã e fogueira à noite. A aula de campo ocorreu na propriedade do acadêmico Ari Fernando Radatz (bacharelado em ciências ambientais).