REITORIA PRESENTE NA SOLENIDADE DE SANÇÃO DA LEI DE INOVAÇÃO CIENTÍFICA

No ultimo dia 15 de janeiro (Terça-feira), aconteceu em Florianópolis a Sansão da Lei Catarinense de Inovação científica. Estavam presentes no ato de assinatura o Governador Luiz Henrique da Silveira, o presidente da FAPESC – Fundação de Amparao a Pesquisa de Santa Catarina, Dr. Diomário de Queirós e o Ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, além de outras autoridades da área acadêmica, Empresarial e poder público. Representando a Uniplac, estavam presentes o Reitor Gilberto Sá, Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dagoberto Sabatini e o Gestor da Incubadora Midilages, prof. Carlos Eduardo de Liz (Kako). Esta lei objetiva incentivar à pesquisa e capacitação em Ciência, Tecnologia e Inovação no ambiente produtivo, o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável de Santa Catarina. Conforme a lei, vai estimular as iniciativas de inovação tecnológicas nas empresas, nas universidades e outras organizações sociais. Inplantará Núcleos de Inovação Tecnológica, estimulando pesquisadores, empresas, universidades a pesquisarem produtos e serviços inovadores que promovam o desenvolvimento regional sustentável. A lei irá também instituir o prêmio “Inovação Catarinense”. Conforme relata o Reitor da Uniplac: “esta lei irá proporcionar uma articulação entre o setor produtivo (empresas) e a Uniplac, onde poderemos, em parceria, aproveitar o potencial econômico regional e desenvolver, apravés da pesquisa, produtos e serviços inovadores. A região da Serra Catarinense, tem potencial intelectual para desenvolver projetos que venham consolidar setores, como aquelas de base florestal e incentivar outras áreas para a inovação”. Conforme afirma a Reitoria, já temos na Uniplac nossos 3 programa de Mestrado (Educação, Administração e Saúde Coletiva) que certamente estarão envolvidos neste projeto.