Estudantes da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) que moram nos municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim começaram as aulas do curso superior seqüencial de complementação de estudos que formará agentes para o desenvolvimento regional. A aula inaugural para 40 alunos aconteceu neste sábado, dia 21. O interventor da Fundação Uniplac, Walter Manfroi, ministrou a palestra que abriu os trabalhos do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesd) naquela região.
O Proesd consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação mediante a articulação com o desenvolvimento socioeconômico da região.
Manfroi destacou a importância desse programa que é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Universidade. “Com ele, vamos aproximar os municípios, tomar conhecimento das potencialidades de nossa região e tornar possível o desenvolvimento de projetos com informações concisas”.
Durante a palestra foram apresentadas algumas características regionais, a densidade demográfica, dados econômicos e uma projeção para o aumento do produto interno bruto (PIB) e o desenvolvimento turístico e cultural. Já no período vespertino, o professor Geraldo Augusto Locks deu inicio a primeira disciplina do curso que vai tratar sobre a história e geografia da Serra Catarinense.
O curso, que é inteiramente gratuito, terá uma duração de seis semestres, com aulas aos sábados ministradas pelos professores da Instituição envolvidos em projetos de desenvolvimento regional. Os alunos titulares que participam do Proesd foram contemplados com uma bolsa de estudos de 70% sobre o valor da mensalidade do curso de origem.
Na aula inaugural, que aconteceu na Casa da Cultura de São Joaquim, estiveram presentes, entre outras autoridades, a Coordenadora do Proesd, professora Malu Almeida, a Secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Pagani, a Pró-Reitora de Ensino, professora Marilane Paim e a Gerente Regional de Educação, Rita de Cássia Jesus.