Projeto incentiva o mercado de jogos eletrônicos

De olho na projeção de um mercado de crescentes possibilidades, instituições governamentais e de ensino incentivam a formação profissional e o empreendedorismo na indústria de jogos eletrônicos. O mercado mundial de jogos para computadores e celulares movimenta cerca de U$ 4 bilhões por ano. No Brasil, são cerca de R$ 120 milhões anuais nessa indústria que começa a ganhar força em Santa Catarina. Os índices positivos levam o Governo do Estado e algumas instituições de ensino a apostarem no potencial catarinense para esse mercado. O Governo de Santa Catarina está implantando o Pólo Catarinense de Jogos e Entretenimento Digital, o SC Games, em parceria com diversas instituições, com o objetivo de estimular o crescimento do setor de entretenimento eletrônico no Estado. A proposta do SC Games é apoiar o desenvolvimento das empresas do ramo já existentes no estado, incentivar a criação de novos empreendimentos e empregos e também atrair novos parceiros, estimular a internacionalização dos serviços. Na consolidação deste projeto, é fundamental o apoio e participação de outros interessados no incentivo a este mercado. Exemplo disso, a Uniplac, o SENAC, a ACIL e outras instituições estão trabalhando para desenvolver em Lages o Projeto Serra Digital, com a idéia de estabelecer uma das unidades do Pólo Catarinense, que deverá ser sediada nas dependências da Incubadora MIDILages. A UNIPLAC e o SENAC irão apoiar a formação de mão-de-obra no desenvolvimento de jogos para computadores e, em especial, jogos para celulares. Na MIDILages, a idéia é abrigar empresas e acadêmicos que queiram desenvolver empreendimentos relacionados à criação de jogos e entretenimento digital. Para a formação da mão-de-obra necessária, o SENAC está estruturando um pacote de capacitações que serão oferecidas a todos que queiram ingressar na rede de jogos. Nessas capacitações, haverá também a participação de representantes das empresas que já atuam no mercado. Também neste sentido, já para o primeiro semestre de 2008, o curso de Sistemas de Informação da Uniplac inclui na grade do curso uma disciplina específica que apresenta os primeiros passos para o desenvolvimento de jogos. Essa indústria em expansão abre portas para profissionais de diversas áreas de formação: profissionais de informática, designers, desenhistas, fotógrafos, músicos, entre outros. O curso de Sistemas de Informação da UNIPLAC ainda possui algumas vagas para quem desejar ingressar no ensino superior neste semestre (informações no setor de protocolo da UNIPLAC, telefone 3251-1057 ou com a Coordenação do Curso). Em breve, estarão sendo divulgados alguns cursos em parceria com o SENAC, especificamente para formação na área de jogos.