Oficina de Iniciação Teatral: O Teatro como Linguagem

Com o objetivo de familiarizar os participantes com o universo teatral, através de procedimentos que possibilitem a sua experimentação prática e a sua discussão teórica, a Uniplac promove a oficina de iniciação teatral “O Teatro como Linguagem”. Dividida em três etapas, a oficina em um primeiro momento, coloca o participante em contato com os elementos básicos do teatro. Nesta etapa, são trabalhados conceitos como a importância da concentração, consciência corporal e são realizados exercícios de integração e coletividade. A segunda etapa volta-se ao uso do corpo como instrumento de exposição criativa do ator. Nela, os exercícios são de expressão corporal e vocal. Esta fase contempla também as técnicas de construção de personagens, tendo como base o uso consciente do corpo e da palavra. A terceira e última etapa da oficina consiste na experimentação dos elementos trabalhados nas outras etapas da oficina. O grupo, então, irá optar por uma estética teatral e um estilo de dramaturgia para interligar as personagens construídas. Durante esta etapa, os encontros serão baseados nos ensaios das cenas que serão apresentadas em público. A oficina será ministrada por Eduardo Rosa Hoffmann, ator e professor de teatro, formado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Com vasta experiência nos palcos, Eduardo é integrante do grupo “Teatro em Trâmite”, de Florianópolis e é professor de teatro desde 2004. O ministrante da oficina tem em sua formação uma série de cursos, oficinas e festivais de teatro, além da participação em eventos e oficinas de arte e educação. As aulas serão realizadas na Sala de Dança da Uniplac, em dois horários: às terças e quintas-feiras, das 10 às 12h ou àss terças e quintas das 18 às 20h para as duas turmas abertas. A oficina destina-se a pessoas com ou sem experiência em teatro, com idade a partir de 16 anos. As aulas têm início no dia 18 de março e as inscrições podem ser feitas na recepção da Pró-Reitoria de Extensão da Uniplac. Maiores informações pelo telefone da PROPEPG, 3251-1009, com Patrícia ou Kuka.