Implantação da coleta seletiva no campus e orientação ambiental para deficientes visuais
O impacto ambiental causado pela produção desenfreada de lixo e principalmente por sua disposição irregular é alarmante. A Uniplac, sempre voltada à proposta de projetos ambientais e preocupada com uma correta triagem do lixo gerado pela crescente população acadêmica, acaba de implementar um sistema de Coleta Seletiva no campus da Universidade.
As lixeiras, instaladas em diversos pontos, vêm atender à Resolução nº 275/01 do CONAMA, que regulamenta padrões de cores das lixeiras para cada material reciclável. Como o CONAMA não regulamenta um padrão para a seqüência de cores das lixeiras, na Uniplac foi utilizada a orientação dos Professores Valdeci Israel e Lucia Ceccato de Lima: “a distribuição deve ser feita seguindo a ordem de citação das cores na citada resolução, devendo iniciar a seqüência na seguinte ordem, da esquerda para a direita: azul (para papel/papelão), vermelho (para plástico), verde (para vidro) e amarelo (para metal)”.
Esta padronização é uma medida prática de colaborar com a preservação ambiental. E, através de orientações de Educação Ambiental, a medida também aumenta a acessibilidade dos acadêmicos deficientes visuais no programa. A primeira orientação foi realizada na noite de segunda-feira. O Biólogo Especialista em Gestão Ambiental, Jefferson F. dos Santos acompanhou os acadêmicos em um passeio pelo campus, identificando os locais em que as lixeiras foram instaladas e abordando temas relacionados à coleta seletiva de lixo.