Na década passada, poucas universidades do interior dos estados brasileiros possuíam mestrados e doutorados. Quando eles eram oferecidos, em muitos casos, faziam parte de convênios com instituições federais de ensino. A partir de 2000 é que os mestrados começaram a se fazer presentes em um número maior de universidades e junto com essa proposta vem a necessidade de
investimento em pesquisa para dar suporte à complexidade que essa decisão representa.
A implantação de cursos dessa natureza significa uma decisão política da universidade de cumprir integralmente seu papel, deixando de dar atenção exclusiva para o ensino e incorporando a este as dimensões da pesquisa e da extensão.
A separação entre os cursos de especialização (lato sensu) e o mestrado (stricto sensu) deu-se nos anos de 1970. O mestrado passou a ter um enfoque na formação de professores e pesquisadores direcionados à atuação na docência. Hoje o cenário está mais amplo, houve a separação de mestrados e doutorados em acadêmicos e profissionais. O primeiro continua com o enfoque na pesquisa e na docência e o segundo está voltado para setores mais amplos da sociedade para que possam ser levadas melhorias aos setores produtivos, visto que a pesquisa passou a fazer parte do diferencial competitivo das organizações. Este também possibilita a atuação na docência. Enfim, o mestrado é um curso desenvolvido no período de dois anos, com um aprofundamento teórico maior que um curso de especialização. Isso oferece ao aluno condições para que desenvolva, além da pesquisa para o trabalho de dissertação, pesquisas de outros temas e aprimore a capacidade de questionamento e crítica da realidade em que está inserido. Ou seja, através dele, o aluno passa a ter maior autonomia no processo de construção e atualização do conhecimento, requisito fundamental para o cenário contemporâneo.
Para que um mestrado seja válido em nível federal é necessário que seja recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão superior na área. Há necessidade de produção científica consolidada por parte dos professores que compõem o quadro
docente. No caso de Santa Catarina, também deve ser reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. Isso significa que cada professor do curso deve publicar artigos científicos resultantes de pesquisas ou ensaios teóricos, em eventos (Congressos, Seminários, Colóquios...) e em revistas científicas que façam parte de uma lista já estabelecida pela CAPES, a quem são enviados inúmeros trabalhos e, dentre estes, são escolhidos os de melhor qualidade. Além desse critério, existem tantos outros ligados à inserção social, à dedicação dos docentes à pesquisa, extensão, graduação, etc. Ou seja, há um rol de critérios que precisam ser atendidos e que demandam investimento, dedicação, compromisso e comprometimento, tanto de docentes quanto da instituição. Portanto, a formação do quadro docente de um curso dessa natureza ocorre em médio prazo, visto que, além de ter uma boa produção acadêmica, representando a maturidade desse doutor, ele deve ainda demonstrar sua capacidade de trabalhar em equipe. Por isso, a Uniplac, desde que obteve o status de universidade, vem criando condições para implementar seus mestrados (Educação, Saúde Coletiva e Administração), de forma responsável e com qualidade. Como resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2005, o Programa de Mestrado em
Administração fez, no final do mês de março deste ano, o encaminhamento do projeto do curso à Capes. Caso obtenha a aprovação pela Coordenação, o título de mestre oferecido pelo Programa terá reconhecimento nacional. Este trabalho foi fruto de um longo trabalho coletivo do colegiado que procurou reunir aspectos das competências da equipe, das demandas do contexto regional, procurando manter coerência e consistência. O processo de proposição do projeto à CAPES contou com a participação de nove doutores que fazem parte do quadro de docentes. A equipe agora se
dedica a dar uma continuidade às pesquisas e produções científicas que dão sustentação ao Programa e espera otimista, o reconhecimento dos esforços da instituição e do colegiado pelos órgãos competentes.
Dra. Erlaine Binotto e Dra. Elisabete Stradiotto Siqueira
Professoras do Programa de Pós-Graduação em Administração da Uniplac