A Fundação UNIPLAC é uma instituição de caráter assistencial sem fins lucrativos, que tem como objetivo maior responder a problemas reais da produção, do trabalho e do emprego das populações, a problemas de relação do homem e de suas comunicações com o meio, com a natureza, a problemas de organização da sociedade, na afirmação da conquista da cidadania. Isto porque no contexto do subdesenvolvimento, a miséria educacional não pode ser vista isoladamente das outras manifestações das causas estruturais e das reais condições de vida das populações. A problemática habitacional, a questão nutricional, o emprego, a renda, a saúde e a previdência social estão intimamente ligadas às condições educacionais da sociedade. (Projeto Universidade, 1996).
Para dar conta desse objetivo, uma das ações da UNIPLAC é o projeto Ação pela Cidadania que tem por finalidade despertar na Comunidade Acadêmica a reflexão sobre os problemas que estão implícitos às relações atuais entre universidade e sociedade, numa relação orgânica, sem com isso tomar o lugar do Estado, ou mesmo, exercer o papel de assistencialismo.
Este projeto envolve todos os acadêmicos bolsistas da Bolsa Cidadã e Bolsa Art. 170. Cada acadêmico beneficiado com estas bolsas tem como contrapartida o compromisso de desenvolver um projeto de 20h semestrais, dentro da área do seu conhecimento. O projeto deve estar voltado para as
necessidades da entidade escolhida pelo acadêmico, sendo que a lista de entidades filantrópicas disponíveis para esta ação é divulgada pelo Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE).
Os projetos são acompanhados e avaliados pelo SAE e devem estar voltados para a concepção de cidadania.
O trabalho voluntário nada mais é que a doação de energia e criatividade, ganhando em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil. Além do crescimento pessoal, já comprovado, o voluntariado também
auxilia no desenvolvimento profissional.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, tornou-se comum ver bons profissionais sem espaço no mercado. Para esses momentos é fundamental que, além de uma boa formação, o profissional tenha uma boa rede de relacionamentos. Através do trabalho voluntário, o estudante mostra a sua competência, aumentando consideravelmente a possibilidade de trabalho.
A valorização do voluntariado no currículo do profissional surge no momento em que a prática do voluntariado deixa de ser vista, pelos empregadores, como uma simples atitude de solidariedade, e passa a ser entendida como um ato que gira em torno de valores éticos, sociais e
ambientais.
Um destes importantes projetos é o “Brincando e Aprendendo”. Realizado na Irmandade Nossa Senhora das Graças (antigo Orfanato), no Bairro Popular, em Lages, o projeto é um trabalho de jogos educativos, desenvolvido pelas acadêmicas Leda Maria Bianchin, Ana Maria Pavão Silva, Lidiane Zanotto, Fabina Bianchin, Clarissa Zaparolli, do curso de Psicologia da Uniplac. No projeto são atendidas crianças de famílias carentes de Lages, com idades entre 01 e 16 anos. Cerca de 270 crianças participam do projeto, no período matutino e vespertino.
Para a responsável da Irmandade beneficiada, Irmã Maria Perini “é um trabalho especial desenvolvido pelas bolsistas da Uniplac. É uma forma diferente das crianças aprenderem “brincando”. Nossa entidade agradece muito à Uniplac por disponibilizar essas pessoas maravilhosas para trabalharem conosco”.