Ação Comunitária: O Diagnóstico Social para o Município de Lages sai do papel.

No dia 09 de julho, coordenada pelo Gestor de Ação Comunitária da Uniplac, Professor Domingos Pereira Rodrigues, foi realizada a primeira reunião de planejamento para a execução do Projeto Diagnóstico Social: Um olhar sobre a realidade vulnerabilizada de Lages. Além das duas principais entidades parceiras - Uniplac e Prefeitura do Município de Lages – estiveram presentes representantes de diversos conselhos e fóruns municipais de políticas públicas e dos Centros de Referências da Assistência Social – CRAS. Doze bairros serão alvo de uma pesquisa na modalidade de censo que será aplicada no 2º semestre de 2008: Caroba, Gralha Azul, Habitação, Dom Daniel, Loteamento Nadir, Morro Grande, Pró-Morar, Passo Fundo, Morro do Posto, Cristal, Várzea e Novo Milênio. Ainda para este ano está prevista a realização da pesquisa documental. O projeto prevê que, em dois anos de execução, todos os bairros do Município serão contemplados. A pesquisa irá contribuir na viabilização e implementação de planos, programas, e projetos de políticas públicas, focando os vários segmentos da política de Assistência Social na direção das diretrizes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) visando a estruturação do sistema de vigilância social e superação da situação de vulnerabilidade, para garantir o exercício da cidadania no município de Lages. A equipe multidisciplinar de pesquisadores da Uniplac conta com os Professores Domingos Pereira Rodrigues, Ana Rita de Souza, Giovana Rossato, Marina Patricio de Arruda e Lucilene Alves Borges. Ainda integram a equipe que hoje está à frente do Projeto, a Assistente Social Bernadete Casa Liston – em nome da Prefeitura de Lages, os Coordenadores dos CRAS Ana Paula Batistella, Luciano Silveira, Inês Salmória e Anelise Souza e, da Cáritas Diocesana, o Sr. Eroni Medeiros. Outras pessoas e entidades deverão ampliar esta equipe, durante o processo de construção coletiva do instrumental que será utilizado na abordagem de campo e também na sistematização dos dados. A pesquisa de campo contará, além das lideranças dos bairros envolvidos, com o serviço voluntário de aproximadamente 200 acadêmicos de diversos cursos da Uniplac. Contato: 3251-1038 e 3251-1003.