Projeto Sorriso Saudável leva informações sobre saúde bucal à comunidade

O projeto “Sorriso saudável: direito de todos” está humanizando cada vez mais a Odontologia da UNIPLAC e melhorando a saúde bucal de muitas crianças, adolescentes e de suas famílias e, com isso, oportunizado uma vida mais digna para todos. O “Sorriso Saudável”, executado por professores e alunos bolsistas da Uniplac e coordenado pela Professora Cláudia de Abreu Busato, visa promover a saúde bucal, de formas diferenciadas como teatro de fantoches, músicas, vídeos, realização de exercícios, brincadeiras e momentos de discussões sobre temas variados - como a cárie, hábitos alimentares, trauma dental, doença periodontal -, prevenção e tratamento de problemas de saúde bucal. No primeiro semestre, cerca de 600 pessoas, entre crianças, adolescentes e pessoas com deficiências atendidas pelas instituições Irmandade Nossa Senhora das Graças, Escola de Educação Infantil Municipal Sepé Tiarajú, APAE de Lages e APAE de Bocaina do Sul, foram beneficiadas com mais esta ação da Assistência Social e do Curso de Odontologia da Uniplac. A avaliação das Instituições em relação ao projeto foi bastante positiva. Uma entrevista realizada com os coordenadores das instituições que receberam o projeto revelou que a saúde bucal das pessoas atendidas melhorou, ressaltando o compromisso social da Universidade e a satisfação dos beneficiados pelos projetos propostos pela Assistência Social da Uniplac. A relação de confiança e parceria entre a Universidade (UNIPLAC) e a comunidade é fundamental para a continuidade esperada de projetos como este , que está agora em sua quinta edição. Um dos resultados positivos foi a exposição do projeto para toda comunidade durante a Festa da Irmandade Nossa Senhora das Graças, realizada no dia 06 de julho. Na ocasião, os acadêmicos Rafaela Pagliosa Winter e Cláudio Juliano Fontanela ficaram responsáveis pelo espaço montado para a exposição do projeto e pela orientação aos visitantes sobre cuidados com a saúde bucal.