Projeto Parceiros Sanitários

O projeto de Assistência Social da Uniplac Parceiros Sanitários busca integrar educação em saúde e saneamento básico como pilares essenciais ao campo da saúde. As atividades são realizadas no bairro Novo Milênio, em Lages e prevêem o envolvimento da Prefeitura do Município na resolução dos problemas no que diz respeito à coleta de lixo, reciclagem e esgoto. Neste sentido, um cronograma de reuniões foram realizadas para contemplar as discussões e encaminhamentos em paralelo à capacitação continuada com lideranças da comunidade no sentido de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente. Todos os membros da comunidade que passaram pelo projeto receberam o selo “Sou parceiro, reciclo o lixo”. A coordenadora do Projeto, Professora Dra. Marina Patrício, ressalta que o objetivo é “buscar, através da estratégia de educação permanente, educar e apoiar o ator social ‘parceiros sanitários’, para a comunidade local”. Com os bons resultados alcançados com o projeto no bairro Novo Milênio, a expectativa é ampliar as atividades para outros bairros. Para o projeto, que vem acontecendo desde abril e continua durante o 2º semestre de 2008, a Uniplac conta com uma equipe interdisciplinar de professores e alunos de Medicina, do Mestrado em Saúde Coletiva e alunos do curso de Serviço Social.