Professora da Uniplac em Seminário Nacional sobre o Controle do Tabagismo

A Aliança de Controle do Tabagismo – ACT realizou de 20 a 22 de agosto, em Salvador/BA, o Seminário Alianças Estratégicas para o Controle do Tabagismo. O evento foi direcionado a ONGs e entidades de todo o Brasil que já trabalham ou tenham interesse em promover o tema. O objetivo é fortalecer a sociedade civil e formar novos multiplicadores em prol do controle do tabagismo. A UNIPLAC foi representada pela Profª Mirian Kuhnen que considerou o evento como importante para o fortalecimento do movimento antitabagista. O tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública pois é fator de quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. Mata 5 milhões de pessoas anualmente no mundo. No Brasil são 200 mil mortes anuais. Se a atual tendência de consumo se mantiver, em 2020, serão 10 milhões de mortes por ano e 70% delas acontecerão em países em desenvolvimento. É mais do que a soma das mortes por alcoolismo, AIDS, acidentes de trânsito, homicídios e suicídios juntos. Mesmo as pessoas que não fumam correm sérios riscos. Quando submetidas ao tabagismo passivo em ambientes fechados, têm um risco 30% maior de desenvolverem câncer de pulmão, 25% de desenvolverem doenças cardiovasculares, além de asma, pneumonia, sinusite, dentre outras. No Brasil o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer, articula ações que vêm sendo desenvolvidas nacionalmente, como as campanhas de combate ao fumo, ações em escolas, ambientes de trabalho, mais medidas legais para a restrição do fumo. Entretanto, segundo a Profª Mirian Kuhnen, ainda existem vários desafios a serem enfrentados para consolidação da redução do consumo: -Os cigarros brasileiros são um dos mais baratos do mundo, o que facilita a iniciação entre os jovens; -A legislação que proíbe o fumo em ambientes fechados é pouco cumprida; -Inclusão do tema controle do tabagismo na agenda de pactuação do SUS ainda incipiente, principalmente no nível municipal; -Nos cursos de graduação da área da saúde disciplinas sobre o tema na grade curricular; -As conseqüências da fumicultura são devastadoras para as famílias envolvidas, tanto na questão econômica, quanto na saúde dos trabalhadores. Além disso, a plantação de fumo também prejudica o meio ambiente, devido aos agrotóxicos utilizados. A Professora Mirian Kuhnen pretende retomar as atividades do Grupo de Estudos sobre o Controle do Tabagismo. Os interessados podem entrar em contato com ela pelo e-mail kuhnen@uniplac.net.