Amanhã, dia 25 de setembro, o Salão de Atos da Uniplac será sede do II Simpósio da Região Serrana Catarinense sobre a Doença de Alzheimer.
Na programação, que se estende das 13h às 22h, os destaques são as palestras e debates que abordam temas variados a respeito da doença.
Às 14h30 acontece a primeira delas, “Doença de Alzheimer: Diagnóstico e Tratamento”, com o Neurologista Dr. André Gargioni e o debatedor, o Geriatra Dr. Jonas Coelho Lahmkuhl. Às 15h30, o Grupo Alegria trata sobre “A Promoção da Saúde do Idoso através da Dança”, com participação da mediadora, a Educadora Física e Gerontóloga Claudete Andrade de Oliveira.
Após uma pausa, as atividades retomam com a palestra da Psicóloga Francine Machado Urio “Como o familiar de um idoso acometido pela doença de Alzheimer se torna cuidador”. Às 17h15, “O Processo de Terminalidade do Idoso com Doença de Alzheimer: a Vivência da Família” será apresentado pela Psicóloga e Gerontóloga Msc. Priscila Schneider.
À noite, as palestras seguem às 19h, com o Advogado Aníbal Antunes Ramos que irá apresentar “Os Direitos da Família e do Idoso com Doença de Alzheimer”. Às 20h acontece uma Dinâmica de Integração coordenada pela Educadora Física e Gerontóloga Claudete Andrade de Oliveira. E a última palestra da noite tem início marcado para as 20h30, com os palestrantes Leatrice Carbonera dos Santos – Terapeuta Ocupacional, Marici Souza Jeremias – Enfermeria e Jonas Coelho Lehmkuhl – Médico Geriatra.
Pela diversidade de profissionais e trabalhos científicos de várias áreas de conhecimento e abordagens que serão apresentados no Simpósio, percebe-se a complexidade da Doença de Alzheimer e suas conseqüências.
A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença crônica e degenerativa que
gera déficits progressivos das funções cognitivas, como a memória, a
linguagem e as habilidades visoespaciais. Além disso, ela provoca alterações
de comportamento e uma dependência progressiva, exigindo cuidados constantes e permanentes. Normalmente, os cuidadores dos idosos acometidos pela DA são os próprios familiares. Estes desempenham essa tarefa ao mesmo tempo em que enfrentam o sofrimento relacionado às alterações geradas pela doença e que tem implicações para o vínculo familiar. O cuidado é uma tarefa árdua, visto que exige dos familiares uma atenção e supervisão constante em relação aos portadores, a fim de prevenir acidentes domésticos, o auxílio em atividades cotidianas de auto-cuidado, que esses idosos não conseguem mais realizar, a orientação para a realidade presente entre outras. Assim, ser cuidador de uma pessoa com essa patologia é extremamente estressante e exige suporte social e de informações.
Para os familiares, a necessidade de atualização a respeito de recursos de diagnóstico e estratégias terapêuticas é constante. Para atender a esta questão e à demanda da comunidade científica de informação e socialização do conhecimento, será realizado o II Simpósio da Região Serrana Catarinense sobre a Doença de Alzheimer.
Com o Simpósio pretende-se atualizar os familiares e cuidadores sobre a Doença de Alzheimer, a partir da abordagem de questões como diagnóstico, tratamento, impacto na família e cuidadores e divulgar para o meio acadêmico e para a população de Lages o projeto de extensão de Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de portadores da Doença de Alzheimer.
Tal evento também deverá atingir a comunidade de maneira mais ampla, considerando que há pessoas que convivem com a Doença e não participam do projeto, por não o conhecerem ou por indisponibilidade de comparecer nas reuniões do Grupo. O Simpósio também possibilitará intercâmbio de informações com outros Grupos de SC e do Brasil.
Para estudantes, o investimento para participar de todas as atividades do Simpósio é de R$ 5,00. Para profissionais, R$10,00. Para familiares e comunidade, a participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas no Setor de Protocolo da Uniplac e a participação dá direito a certificado de 8 horas.
Informações: 3251-1130/3251-1057
Grupo de Apoio a Familiares: 8407-1187