Integrantes do projeto de extensão universitária “Consolidando a Segurança Alimentar no Planalto Serrano Catarinense”, desenvolvido através de uma parceria entre o CAV e UNIPLAC, estão preparando o 1º Seminário Territorial, denominado “Interagindo Olhares sobre a nossa realidade alimentar”, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 3 de dezembro, no Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV/UDESC, no período das 8h da manhã às 17horas.
O objetivo do seminário é o levantamento de indicadores para subsidiar o diagnóstico sócio-econômico e ambiental da região. “O nosso projeto prevê a elaboração de um diagnóstico participativo, por isso a importância da participação de representações de vários setores da sociedade e também de todos os municípios da região” ressalta o professor do CAV e coordenador do projeto, Júlio Cesar Pires Santos.
Ele informa que Telma Castello Branco, assessora de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate Fome, fará a palestra de abertura do evento intitulada Segurança Alimentar e Desenvolvimento Territorial no Brasil. Em seguida, Silvio Dihel, do Consad do Extremo Oeste Catarinense, falará sobre A Experiência do Consórcio Público. “O nosso seminário contará ainda com a assessoria pedagógica de Cláudio Nascimento, da Rede de Educação Cidadã e do Gabinete da Presidência da República para a área de mobilização social”, informa o professor.
O representante da Uniplac no núcleo coordenador do projeto, profº Domingos Pereira Rodrigues, ressalta que “a intenção é articularmos todos os envolvidos com a questão da segurança alimentar no território do planalto catarinense: poderes públicos municipais e estaduais, representantes do legislativo e judiciário, sociedade civil organizada, produtores, consumidores, lideranças e estudantes. Nós iremos levantar os indicadores do diagnóstico participativo a partir das principais diretrizes da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, em dinâmica de grupos”, explica.
Texto: Adriana Palumbo