Projeto Escolê foi selecionado em concurso nacional

Mais de trinta mil projetos foram inscritos no I Concurso Pontos de Leitura, organizado pelo Ministério da Educação, em novembro do ano passado. O Escolê, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), foi selecionado entre os 300 melhores, ficando na 126ª colocação. A partir de agora, a iniciativa é reconhecida pelo Governo Federal como Ponto de Leitura, e passa a fazer parte da Rede Biblioteca Viva. Uma parede pintada, almofadas pelo chão, prateleiras cheias de livros e gosto pela literatura. Isso foi o que bastou para que o projeto Escolê nascesse, em meados de 2008, e tomasse proporções maiores. O objetivo dos cursos de Pedagogia, Letras e Artes foi criar um espaço sócio-cultural de integração com as escolas públicas, privadas e especiais de Lages. “Nosso trabalho deu tão certo que escolas de outros municípios vêm participar do Escolê”, disse a coordenadora do projeto, professora Maria Cândida Melo Pereira. Um dos cantinhos da biblioteca da universidade se transformou num espaço onde as crianças, de pré-escolar a quinta série, soltam a imaginação. E é nesse ambiente que eles contam e dramatizam histórias infantis. “Eles aproveitam a paisagem pintada na parede para reproduzir a sua história”. O monitoramento é feito pelas acadêmicas dos cursos, e cada turma pode ter até vinte crianças. A comunicação de que o projeto Escolê havia sido selecionado aconteceu no final do mês de dezembro. “Foi uma surpresa para nós, porque muitos projetos foram encaminhados, e o Escolê ser um dos selecionados significa muito para os colaboradores que trabalham nele”. Em Santa Catarina, além de Lages, apenas outros seis municípios tiveram os projetos escolhidos. Cada iniciativa em fomentar e estimulara a leitura será contemplada com um kit composto de, no mínimo, quinhentos títulos, um computador e mobiliário básico com tapetes, almofadas, estantes, mesa e cadeira giratória para computador. “Ainda não sabemos quando esse material chegará, mas de uma coisa temos certeza, o espaço vai se tornar pequeno para tanta coisa”. Hoje, a biblioteca do Escolê conta com 1147 exemplares. Para o reitor da Uniplac, Gilberto Sá, essa premiação é mais uma prova da preocupação em oferecer um ensino de qualidade. “Nossos professores estão sempre atentos a inovação, e isso garante a formação de profissionais preparados”. A Biblioteca Universitária é parceira no Projeto Escolê, pois conta com a dedicação e trabalho de bibliotecários envolvidos e comprometidos com o incentivo à leitura, já há alguns anos. Reconhecimento nacional De acordo com o professor Domingos Pereira Rodrigues, um dos colaboradores do projeto, a biblioteca da Uniplac será referência no país. “Temos uma biblioteca bem equipada, e como fomos selecionados no concurso, ela passa a fazer parte da Rede Biblioteca Viva, sendo recomendada como uma das melhores do Brasil em inovação tecnológica e incentivo a leitura infantil”. A rede Biblioteca Viva tem por finalidade disponibilizar informações e produtos culturais, física e digitalmente, a seus freqüentadores, de forma que seja constituído um ambiente revitalizado e atrativo para os leitores.