A previsão do Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) é de que neste ano mais de 450 alunos sejam atendidos pela bolsa do Artigo 170. O aumento do número de beneficiados se deve a redução do percentual mínimo concedido, que em 2008 era de 50%, e este ano passa para 25%. As inscrições, que abriram ontem (18), vão até a próxima quarta-feira, dia 25.
O Artigo 170 da Constituição Estadual trata de um recurso financeiro oferecido, em forma de bolsa, ao estudante economicamente carente. Este benefício é variável, podendo chegar até 80%. O acadêmico economicamente carente, portador de deficiência física ou que tiver atestada sua invalides permanente, receberá bolsa de estudo para o pagamento integral das mensalidades.
Para ser contemplado, o estudante tem que estar matriculado na primeira graduação e provar que não pode custear os créditos referentes às mensalidades do curso. Segundo uma das responsáveis pelo processo seletivo, a funcionária Danielle Pereira, no caso dos veteranos, os acadêmicos tem que ter cumprido as 20 horas semestrais de trabalho voluntário com aproveitamento de 75% dos créditos, no ano anterior.
As inscrições podem ser feitas através do site da universidade, no endereço www.uniplac.net/bolsas. Danielle lembra que antes de tudo, o acadêmico deve ler, com muita atenção, o edital que também está disponível na rede. No final do preenchimento do formulário o estudante deverá agendar um horário para comprovar a documentação declarada. “A inscrição eletrônica e o agendamento proporcionam mais qualidade no atendimento aos nossos estudantes, porque ele escolhe o dia e horário para ser atendido, dando agilidade ao processo”.
Os estudantes selecionados terão seus nomes divulgados no dia 13 de março. Os pedidos de revisão devem ser feitos entre os dias 13 e 17/3, com justificativa por escrito e fundamentada. O resultado final será anunciado no dia 23/3, a partir das 20 horas, em murais da universidade e pela internet.