A assinatura do convênio entre Governo do Estado e Universidade do Planalto Catarinense ( Uniplac), referente às bolsas de estudo do artigo 170, aconteceu nesta sexta-feira (27), na universidade. O valor do recurso é de R$ 1.089.000 (um milhão e oitenta e nove mil reais), o que irá beneficiar mais de 500 alunos carentes.
O montante será divido e repassado a instituição em dez parcelas. Durante o ato, os representantes do Governo estadual, Deputado Eliseu Matos e o Secretário Regional Osvaldo Unicini, garantiram que no dia 26 de março a primeira delas já estará nos cofres da universidade. “Temos um grande compromisso com Uniplac, e como das outras vezes, vamos cumpri-lo à risca”, disse Eliseu reforçando o compromisso do governador Luiz Henrique da Silveira com a universidade.
Eles ainda informaram que um outro convênio, com a prefeitura de Lages, está sendo elaborado e toda documentação necessária providenciada. Neste, o repasse à Uniplac será de R$ 2 milhões.
“Toda ajuda nesse momento é bem vinda”, foi o que disse o interventor Arnaldo Moraes em se tratando dos convênios. Mesmo num momento de superação de uma crise financeira, a Uniplac mostra-se cada vez mais forte. Prova disso foi o número de ingressos neste semestre, que já ultrapassou os do ano passado. “Todos estão engajados nessa luta, acadêmicos, colaboradores da universidade, órgãos públicos, ninguém mede esforços para ajudar a Uniplac”.
Quando as bolsas do artigo 170, o reitor Gilberto Borges de Sá, disse que o número de beneficiados também será maior este ano. Ele explica que isso se deve a redução do percentual mínimo concedido, que em 2008 era de 50%, e que agora passa a ser de 25%. O reitor lembrou ainda que ao todo, são oito formas de bolsas oferecidas pela instituição. “Temos cerca de quatro mil alunos e quase cinqüenta por cento deles recebem algum tipo de auxílio”. As bolas do artigo 170 podem cobrir até 80% do valor da mensalidade do aluno carente.