Residência em saúde da família da Uniplac é a quarta no Estado

Os dezesseis residentes do curso de especialização em saúde da família na modalidade de residência multiprofissional não esconderam a ansiedade durante a aula inaugural que aconteceu hoje (3/3). Seis enfermeiros, quatro cirurgiões dentistas, quatro psicólogos e duas assistentes sociais formam a primeira turma da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O curso de residência é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é melhorar a atenção básica e promover a saúde, pautados no que diz o Sistema Único de Saúde (SUS). Par isso, os residentes terão dois anos de estudos, divididos em sessenta horas semanais de atividades. De acordo com a coordenadora do curso, professora Jaqueline Erig Omizzolo, serão quarenta horas na unidade de saúde, com práticas de formação em serviço, e vinte horas de aulas teóricas. “Todas as experiências vivenciadas nas unidades dos bairros Santa Helena e Tributo serão discutidas em sala de aula junto aos preceptores”. Esse é um projeto dos Ministérios da Saúde e Educação. Em Santa Catarina, apenas quatro universidades oferecem esse tipo de residência que é uma modalidade diferenciada por reunir diversos saberes. A coordenadora lembra ainda que o Ministério da Saúde garante um incentivo no valor de R$ 1,9 mil em forma de bolsa de estudo. “Essa é uma grande oportunidade, visto que essa quantia, às vezes, é muito maior do que os salários pagos em alguns lugares”. Para o Secretário de Saúde, Juliano Polese, essa é uma oportunidade de os residentes criarem vínculos profissionais e futuramente se fixarem como funcionários do município. “A prefeitura está investindo em estrutura física e é sempre parceira em projetos que qualifiquem os profissionais. Nossa intenção fazer com que Lages seja um referencial em saúde”. No Brasil são cerca de trinta mil equipes trabalhando com saúde da família, e apenas uma mil é capacitada. O conferencista e professor Dr. Marco Aurélio da Rós, um dos pioneiros dessa especialização no país, diz que essa qualificação ainda caminha a passos lentos. “O processo é um pouco demorado, mas é assim que se começa. Vejo nos olhos de cada um dos residentes a vontade de trabalhar. Isso é muito bom, porque serão eles os nossos futuros professores”. O curso será oferecido anualmente, e para 2010 há a possibilidade de ampliação de vagas.