Conscientização na semana da água

Quantos litros de água você consome em um dia? Essa foi uma das perguntas que os alunos do curso de biologia espalharam pelo centro de convivências da Uniplac, nesta segunda-feira (23), um dia após ser comemorado o dia mundial da água. O objetivo foi buscar a conscientização do uso racional do líquido. Algumas produções acadêmicas relacionadas ao tema também foram expostas. Assim como um vídeo que trata sobre os recursos hídricos, desde a distribuição ao uso consciente. “Gostaríamos que as pessoas pensassem um pouco mais sobre como estão utilizando a água”, disse a professora Lucia Helena Martins. Lucia diz que, segundo a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades básicas de consumo e higiene. Ou seja, 3,3 m³ por pessoa por mês. Para fazer o cálculo é fácil. Na conta de água tem o total gasto em metros cúbicos naquele mês. Esse dado é multiplicado por mil e o resultado é divido por trinta – número de dias de um mês. Esse novo número é dividido pelo tanto de moradores da casa. Então, tem-se uma média do consumo diário individual. Para o acadêmico Ari Fernando Raddatz, as pessoas ainda não se deram conta de que em alguns anos esse líquido faltará. “Isso não está longe de acontecer e a conscientização tem que partir de nós mesmos”. Ari prepara sua propriedade, em Urupema, para desenvolver o turismo ecológico. Ele está planejando a captação de água da chuva para utilização em alguns espaços como o estábulo e banheiros. Esse mesmo processo, de captação através de calhas, já é utilizado na Uniplac desde 2002. A economia de água potável é de 45%.