Obra literária catarinense é lançada na Uniplac

O livro intitulado Presença da literatura infantil e juvenil em Santa Catarina foi lançado hoje (1/4), na Uniplac, numa promoção do pólo Arte e Educação. Organizado pela escritora lageana Yedda de Castro Goulart, a obra reúne trabalhos de escritores e ilustradores de todas as partes do Estado, incluindo cinco de Lages. O livro, que traz contos e poesias direcionados às crianças e jovens, alguns já publicados e outros inéditos, é resultado de um esforço de três anos. “Nele, o leitor poderá alimentar a criatividade e se dirigir aos sonhos da juventude de maneira muito agradável”, diz a organizadora. Yedda conta que não foi fácil juntar todos esses artistas. “Foi um pouco complicado porque muitos mudam de endereço e outros ainda são desconhecidos”. Mesmo com um número expressivo de colaboradores, a escritora lamenta não poder ter mais alguns nomes nessa obra. “Existe muita gente com trabalhos literários magníficos em nosso estado, mas lamentavelmente ainda anônimos”. Essa é a nona obra de sua carreira de mais de 25 anos. Natural de Lages, Yedda conta que o lançamento não poderia acontecer em outro lugar a não ser sua cidade natal. “É um orgulho imenso para mim, lançar essa suada antologia aqui na Universidade onde me formei e que tanto admiro”. No dia 16 de abril, o livro será lançado no Shopping Iguatemi, em Florianópolis. Em maio, na Furb, de Blumenau, na Semana do Livro, com data ainda a ser definida. Ela ainda estará presente na Bienal do Livro, em Lages, entre os dias 29 de junho e 5 de julho. Prefácio de outra lageana Foi como foco na valorização da literatura catarinense que a Professora Danusia Aparecida Silva fez a introdução do livro. Segundo ela, todos devem ter uma preocupação maior com as produções literárias, especialmente a infantil. “Os autores que se conhece são poucos, e sabemos que há muitos, e talentosos, ainda no desconhecimento em nosso estado, e sem nenhum apoio”. Serviço: acesse http://aeilijsc.autonomia.g12.br , o site da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.