Uniplac oferece curso para formação no sistema Braille

As inscrições começaram nesta segunda-feira (27), mas quem quiser participar do curso de formação de profissionais no sistema braille ainda tem até o dia 14 de maio para efetivar a inscrição. Elas podem ser feitas no setor de protocolo da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac. O intuito deste projeto de extensão é propiciar aos cursistas condições para compreender a acessibilidade e a interação no processo ensino aprendizagem dos deficientes visuais (cegos e baixa visão), através do sistema braille e material adaptado. O trabalho na área visual existe na instituição desde 2007, e conta com a parceria de coordenadores e professores de diversos cursos para a realização das atividades. Também tem o apoio da Associação de Deficientes Visuais do Planalto Serrano - Adevips e Saede-dv da E.E.B.Rubens de Arruda Ramos. De acordo com a coordenadora do curso, professora Eliane da Silva Rodrigues, a formação continuada no sistema braille, justifica-se pela necessidade de se discutir temas relacionados a inclusão social nos diversos segmentos: acadêmico e comunitário. ”A inclusão deve ocorrer em todos os momentos, sendo educacional ou social”, lembra. Ela ainda diz que durante o curso será realizada uma reflexão sobre a inclusão e permanência com qualidade destes educandos na sociedade. As aulas de braille, oferecidas a toda comunidade, começam no dia 15 de maio, com encontros semanas as sextas-feiras, das 19 às 20:30 horas. O investimento é de R$ 80, sendo uma entrada de R$ 20 e o restante parcelado em três vezes, no mesmo valor.