Uniplac tem acesso absoluto ao portal da Capes

A partir desta semana, toda comunidade acadêmica já pode acessar o Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, incluindo a base de dados Scopus, da editora Elsevier, que antes era limitado somente às universidades públicas. A Capes é um órgão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que dá acesso gratuito a mais de 15 mil títulos de periódicos (artigos publicados a partir de pesquisas) produzidos em todo o mundo por meio do endereço www.periodicos.capes.gov.br. Neste site, algumas bases de dados só podem ser acessadas por instituições autorizadas pelo MEC, depois de receber uma senha. Em Santa Catarina, apenas a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc tinham acesso a esse conteúdo. A partir de agora, e depois de muitos anos de reivindicação, todas as instituições ligadas ao sistema Acafe poderão utilizar esse material de estudo. A bibliotecária Andréa Cunha, gerente da biblioteca da Uniplac, diz que esse foi um prêmio recebido pela qualidade de ensino oferecido pela Universidade. “Este é um reconhecimento àquelas instituições que vem se esforçando para o desenvolvimento da pesquisa científica e na manutenção de cursos de pós-graduação e mestrado”. Treinamento para alunos e professores Agora, os pesquisadores da Uniplac terão a disposição mais de 22 mil periódicos, nas áreas de Ciências da saúde (inclusive a Medline), Ciências sociais, Ciências exatas e Ciências biológicas. Para facilitar o acesso a esses conteúdos, que 99% são disponibilizados em inglês ou espanhol, dois bibliotecários farão treinamentos individuais e em grupos, para acadêmicos e professores. “Existem inúmeras maneiras de pesquisar, pode ser por título, por assunto, por palavra-chave, enfim são diversas formas de se buscar o que quer”, diz. O treinamento vai ajudar o pesquisador a conhecer essas ferramentas de busca, que pode ser simples ou avançada. Na biblioteca, o horário de atendimento individual acontece entre 7:30 e 22:30h. Já o treinamento em grupo, nos laboratórios, tem que ser agendado com os bibliotecários. As consultas só podem ser feitas em computadores na Uniplac, ou seja, aqueles com IP da Universidade.