O Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Valdir Roque Dallabrida, participou como conferencista no V Seminario Internacional de la Red de Desarrollo Económico, Territorial y Empleo para América Latina y El Caribe (DETE-ALC), no dia 7 de maio em Rafaela, Argentina. O tema do seminário foi \"Crisis Económica Mundial y Desarrollo Económico Territorial. Aportes para un mejor Desarrollo\".
Durante a conferência, o professor Valdir Dallabrida defendeu a tese de que o Estado, nas suas diferentes esferas (municipal, estadual e federal), tem um destacado papel no estímulo ao desenvolvimento local e regional, ou territorial, principalmente em momentos de crise e nas áreas mais periféricas do país.
Ele destacou o papel dos diferentes fóruns de concertação social, os quais têm a função de oportunizar às diferentes representações institucionais, sociais e corporativas, a participação no debate e definição das alternativas de desenvolvimento territorial. “No Brasil, podemos citar os Conselhos Regionais de Desenvolvimento – Coredes do Rio Grande do Sul e os Conselhos de Desenvolvimento Regional geridos pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional – SDR, do Estado de Santa Catarina”, exemplificou.
Dallabrida defende a necessidade de estruturas técnico-operacionais integradas aos fóruns de concertação social. “No caso de Santa Catarina este papel é assumido principalmente pelas SDR. Em outros estados do Brasil tal papel é exercido pelas Agências Regionais de Desenvolvimento, como ocorre em outros países.”
Ele diz que o principal argumento é que tais estruturas institucionais, como os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento, conforme previsto na legislação brasileira são Consórcios Públicos, portanto, legalmente é delegando ao poder público um papel de destaque. Entende que, principalmente em momentos de crise, é o Estado, e não a iniciativa privada, que tem maior poder de aportar e gerir recursos para apoiar o desenvolvimento dos municípios e regiões.
Assembléia Anual da Rede DETE-ALC
Antes do seminário, o professor Dallabrida participou, no dia 6 de maio, da Assembléia Anual da Rede DETE-ALC, na qual são avaliadas as ações nos diversos países e é definida a programação para o ano seguinte. No dia 8 de maio, foram realizadas visitas de reconhecimento ao município argentino de Rafaela, o qual é reconhecido internacionalmente como uma experiência exitosa de desenvolvimento local.
A Rede DETE-ALC, é uma rede de pesquisadores que envolve especialistas de diferentes países da América Latina e Caribe, além de professores de países europeus, como a Espanha e França. Suas ações abrangem atividades de assessoria e consultoria em instituições nacionais e internacionais, na área do desenvolvimento local e regional, além de um encontro anual em que é eleito um tema central, no qual são selecionadas propostas de conferencistas de todos os países, para o debate entre seus membros. Neste ano de 2009, o tema em debate foi “os reflexos da crise econômica mundial no desenvolvimento territorial”. O propósito das conferências apresentadas foi apontar contribuições para um ‘melhor desenvolvimento’.