Programa sobre atenção à sexualidade na infância e adolescência foi reeditado e ganha destaque em livro
O Programa de Atenção à Sexualidade na Infância e Adolescência na Rede Pública Municipal de Ensino de Lages foi desenvolvido pela primeira vez em 2007. E entre os meses de abril e novembro do ano passado ele foi reeditado. Coordenado pelos professores Marivete Gesser e Silvio Dagoberto Orssato, e executado por professores e acadêmicos de Psicologia, Direito, e Enfermagem da Uniplac, o programa repercutiu de maneira bastante positiva entre os envolvidos, daí a importância de sua reedição, o que recebeu destaque na publicação dos resultados em capítulo de livro.
O objetivo dos autores do projeto foi implantar um programa de educação sexual voltado ao desenvolvimento da responsabilidade no exercício da sexualidade visando a diminuição de infecção por HIV e prevenção da gravidez indesejada. Em 2008, ele foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica Lupércio de Oliveira Köech, atendendo os estudantes dos bairros Várzea e Habitação, totalizando cerca de 480 beneficiados diretamente.
De acordo com a professora Marivete, essas crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos e refletir criticamente sobre temas como sexualidade, paternidade, maternidade, prevenção de DSTs e HIV/AIDS, violência de gênero e projeto de vida. Com isso, após o início da execução do programa, não ocorreram mais novos casos de gravidez entre as adolescentes da escola beneficiada com o projeto.
Recentemente, os resultados das atividades desenvolvidas foram publicados com o título “Adolescência, Sexualidade e Reprodução: Aspectos Jurídicos e Psicossociais Voltados à Garantia dos Direitos Humanos” no livro “Direitos Humanos: Infância e Adolescência”, organizado pelo FOREXT/ACAFE.
O projeto contou com a parceria do Instituto Paternidade Responsável – P.A.I; Escola Municipal de Educação Básica Lupércio de Oliveira Köech, Delegacia da Mulher da Criança e do Adolescente e Secretaria da Assistência Social