Ensino fundamental de nove anos é discutido durante o VI COI

O salão de Atos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebeu ontem (18) aproximadamente 400 pessoas na abertura do VI Congresso de Integração das Licenciaturas (COI). Este ano, o tema debatido é a formação de professores e o ensino fundamental de nove anos. O evento, que encerra na sexta-feira (22), foi proposto pelos cursos de arte educação, ciências biológicas, educação física, letras, matemática e pedagogia. Além dos alunos da Universidade, professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Lages e região, como os dos municípios de Correia Pinto e São José do Cerrito, contemplaram o evento no primeiro dia. “É isso que nós queremos; a integração, a troca de conhecimentos e de informação numa reflexão sobre a formação dos professores da educação básica”, afirma a professora Zeni Calbusch Teixeira, uma das coordenadoras do congresso. A mesa redonda teve a participação de secretários municipais e da direção do Colégio Sigma. Depois de debatido o tema, implementação de políticas públicas do ensino fundamental de nove anos, o discurso foi aberto à participação dos acadêmicos e professores. Hoje (19), amanhã e quinta, acontecem as oficinas de trabalho. São quinze diferentes assuntos abrangendo todas as áreas. Na Sexta-feira (22), a palestra é por conta de um representante da Secretaria Estadual de Educação que falará como o Estado está lidando com a implantação do ensino fundamental de nove anos.