Até onde vai o prazer? Essa pergunta será respondida durante o IV Colóquio de Neurociências, nesta quinta-feira (21), a partir das 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac. A quarta edição do evento é uma promoção da Universidade através do curso de psicologia e do grupo de pesquisa em neurociências.
Aspectos neurofisiológicos do sistema de recompensa e mecanismos neuroquímicos da dependência serão os dois temas trabalhados durante a noite pelo especialista em psiquiatria, doutor André Luiz Göcks, e pelo mestre e doutor em farmacologia professor Valfredo Schlemper.
Para a coordenadora do colóquio, professora Maria Alice Provenzano, cada vez mais tem se verificado a importância de uma formação multidisciplinar. “Desenvolver projetos integrados para atender os novos desafios, principalmente no campo básico da neurobiologia, é fundamental”. Ela diz que daí, surge um dos objetivos do colóquio, que é estabelecer uma forte conexão entre ciência básica e aplicada através das neurociências.
Para a inscrição, os acadêmicos e profissionais das áreas da saúde e biológicas devem se dirigir ao centro acadêmico ou a coordenação de psicologia. O centro de convivências também é um dos locais de inscrição, ambos durante a manhã e noite até o dia 21, ou durante o evento.
O investimento, valor da taxa de inscrição, para acadêmicos é de R$ 10 e R$ 20 para profissionais. Haverá a emissão de certificado de participação de quatro horas/aula.
O que é neurociência?
É o estudo da realização física do processo de informação no sistema nervoso humano animal e humano. O estudo da neurociência engloba três áreas principais: a neurofisiologia, a neuroanatomia e neuropsicologia. Ela é a responsável em analisar as funções do sistema nervoso.