Calendário de atividades do “Consolidando a Segurança Alimentar no Planalto Serrano Catarinense” foi readequado
Após o recebimento de comunicado oficial do CNPq, informando que os recursos estão sendo liberados para efetivamente desenvolverem os trabalhos, o Núcleo Coordenador e a Equipe Técnica do Projeto “Consolidando a Segurança Alimentar no Planalto Serrano Catarinense” readequaram o calendário com as atividades previstas para 2009. Através deste projeto de extensão universitária, professores e acadêmicos do CAV e UNIPLAC estão trabalhando para fazer um diagnóstico sócio-econômico e ambiental da região e a partir daí, em conjunto com os atores locais, elaborar um plano de desenvolvimento territorial visando a segurança alimentar e nutricional, a geração de trabalho e renda e a qualidade de vida e ambiental no âmbito do CONSAD do Planalto Catarinense.
“No início deste mês realizamos uma capacitação de 16 horas com aproximadamente 40 pessoas envolvidas no projeto, em seguida redefinimos o calendário de atividades e nossos bolsistas já estão saindo a campo” explica o professor do CAV e coordenador do projeto, Júlio Cesar Pires Santos.
Ele informa ainda que a intenção é trabalhar a capacitação de forma continuada, durante todo o período do desenvolvimento do projeto, mas esse momento inicial foi muito importante para interação e engajamento dos bolsistas no processo. “É importante lembrarmos que mesmo sem a liberação dos recursos já iniciamos nossas atividades no mês de fevereiro, com a escolha e treinamento da equipe técnica, e também com o Ato Público de Lançamento, ocorrido no dia 3 de março passado. Estivemos preparando e planejando durante todo esse tempo”, completa o coordenador.
O professor Domingos Pereira Rodrigues, representante da UNIPLAC no Núcleo Coordenador, explica que o grupo selecionou um bolsista de cada município da região serrana e aproximadamente dez para trabalhar no município de Lages, totalizando 30 acadêmicos do CAV e UNIPLAC. “Agora os bolsistas estão preparados para atuar na quarta atividade prevista pelo projeto, que é a Sensibilização e Mobilização nos Municípios e também no 1º Seminário Territorial, que deverá ocorrer no dia 6 de agosto na UNIPLAC. A participação da comunidade em todas as etapas do projeto é de fundamental importância para que tenhamos êxito em nossos trabalhos”.
O calendário das próximas atividades é o seguinte:
Mapeamento, Sensibilização e Mobilização - Maio, junho e julho
1º Seminário Territorial - 6 de agosto
2º Seminário Territorial - 17 de novembro
Nova seleção de bolsistas
Na próxima semana, a equipe técnica do Projeto estará realizando, no período da tarde, entrevistas com acadêmicos universitários candidatos a atuarem nos municípios de Capão Alto e Celso Ramos. Isso ocorre em razão da desistência de bolsistas selecionados para estes dois municípios.
Os acadêmicos do CAV ou UNIPLAC interessados em participar desta seleção deverão procurar a Sala do Projeto “Consolidando a Segurança Alimentar no Planalto Catarinense” no prédio de Agronomia do CAV, nos dias 25, 26 e 27 de maio, das 14 às 17h30, ou telefonarem para 2101-9147.
Texto: Adrana Palumbo - Assessora de imprensa do projeto