Serão lançados hoje (25), em Florianópolis, às 20h30, na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, após a Conferência de Abertura do XIII ENANPUR – Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, dois livros em que o professor doutor Valdir Roque Dallabrida, Coordenador da Pós-Graduação, Pesquisa e extensão da UNIPLAC é co-autor.
Um deles é o livro \"Desenvolvimento territorial: possibilidades e desafios, considerando a realidade de âmbitos espaciais periféricos\", da sua tese de doutorado, em co-autoria com um dos seus orientadores, o professor doutor Víctor Ramiro Fernández, da Argentina,
O outro, Repensando el desarrollo Regional – Contribuiciones globales para una estrategia latinoamericana, foi editado na Argentina, no qual o professor Dallabrida participa com um capítulo.
O encontro da ENANPUR é o principal evento brasileiro da área de conhecimento do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional, no qual se reúnem anualmente os principais especialistas e pesquisadores brasileiros, contando com conferencistas convidados de vários países. Segundo Dallabrida, a oportunidade de lançamento de livro no encontro anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, é disputada pelas principais editoras brasileiras, sendo que a escolha dos livros é feita por edital de seleção nacional, passando pela avaliação de um Comitê Científico composto por especialistas no tema. “Representa a consagração do autor e editora, pois se trata da principal vitrine nacional no tema Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional”.
O livro da tese do Prof. Valdir pode ser adquirido nas principais livrarias ou pela internet, no site www.livrariacultura.com.br. Nos seus oito capítulos, o livro tenta responder algumas questões que instigam pesquisadores, gestores e planejadores preocupados com o desenvolvimento territorial, tais como: Quais as causas que levam algumas cidades, regiões ou territórios apresentarem uma dinâmica territorial de desenvolvimento mais qualificada, enquanto outros permanecem estagnados ou regridem? Como os teóricos têm buscado explicar esta interrogação, através das diferentes concepções de desenvolvimento local/regional/territorial, do chamado ‘Novo Regionalismo’? A abordagem teórica atual é suficiente para a construção de um referencial teórico-metodológico que evite incorporar acriticamente teorias e sugestões de políticas funcionais a estratégias de reprodução social e territorial fragmentárias, concentradoras e excludentes?
Parte da revisão das diferentes abordagens do desenvolvimento, analisa a trajetória de desenvolvimento de um âmbito espacial periférico para avaliar suas potencialidades e desafios e, por fim, na conclusão, propõe repensar as abordagens atuais, propondo um olhar do desenvolvimento de uma forma integral e integradora, considerando o contexto multiescalar em que se inscreve o processo de desenvolvimento territorial.