Uniplac forma agentes para o desenvolvimento regional

A partir de agosto, os acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) poderão participar do Curso Seqüencial de Complementação de Estudos de Formação de Agentes para Desenvolvimento Regional e ainda ter 70% do valor da graduação custeados pelo Governo do Estado. Esse curso é oferecido por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE). Na Serra Catarinense, ele será desenvolvido numa parceria entre Secretaria do Estado da Educação e Inovação, Secretarias de Desenvolvimento Regional e Uniplac. O PROESDE consiste num conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação no processo de desenvolvimento sócio-econômico. O egresso desse curso será capaz de compreender sistematicamente o desenvolvimento, traçar e implementar estratégias de gestão, gerenciar programas, projetos, liderar equipes e ser agente empreendedor. Quem pode participar Estudantes que residem nos municípios de abrangência das regionais de Lages e São Joaquim poderão participar deste curso. Ao todo, serão oferecidas oitenta vagas para alunos regulares e mais vinte para suplentes, divididas igualitariamente entre as duas SDRs. O professor Valdir Dallabrida, Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, diz que os candidatos podem ser alunos tanto do campus Lages quanto de São Joaquim. Uma das exigências é de que seus cursos de graduação devem durar, no mínimo, mais seis semestres, exceto as licenciaturas. Além de ter concluído o ensino médio em escola pública, o candidato deve residir em um dos dezoito municípios há, pelo menos, dois anos. As aulas serão ministradas aos sábados em Lages e São Joaquim. O edital com todas as informações para inscrição deve ser publicado nos próximos dias.