Já está quase tudo organizado no espaço destinado ao projeto Escolê, na Biblioteca Central da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Mais de 600 títulos e 1 mil volumes serão colocados à disposição da comunidade acadêmica e externa a partir da próxima semana. O acervo do Escolê está dividido em 50% de obras de ficção; 25% de não-ficção e 25% de referência, e é tido como uma extensão da Biblioteca da Universidade.
De acordo com a professora Maria Cândida Pereira, o projeto busca incentivar a leitura em crianças com idade escolar. “Para nossa surpresa, entre os materiais recebidos existem livros para todas as idades e áreas, todos poderão aproveitar”, comenta.
A leitura poderá ser feita no espaço adaptado para o Escolê, com cadeiras, mesas e pufes que acomodam as crianças num ambiente agradável, ou então, ser levado para casa em forma de empréstimo como já é realizado na Biblioteca.
O Escolê foi selecionado entre os 300 melhores, ficando na 126ª colocação no I Concurso Pontos de Leitura em homenagem a Machado de Assis, organizado pelo Ministério da Educação, em novembro de 2008. Por isso, em até três anos a biblioteca do Escolê poderá receber materiais para atualizar e ampliar o acervo.