Na tarde desta quinta-feira (16), a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebeu a visita do vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor Viegand Eger. Sua vinda à Universidade faz parte de uma série de visitas às instituições que compõem o sistema.
Recentemente, Eger, que também é reitor da Unidave, de Rio do Sul, esteve em algumas universidades da Alemanha e Chile. As estruturas e formas de conduzir essas instituições foram relatadas por ele à reitoria, representantes do Conselho Universitário, da Associação dos Funcionários, Avaliação Institucional da Uniplac e Associação Empresarial de Lages (Acil). “Por lá, o tempo que o estudante fica na universidade é maior e as grandes empresas estão instaladas dentro das instituições de ensino, tudo em parceria”, relata.
Além disso, o vice-presidente conheceu a situação pela qual vem passando a Uniplac. Segundo ele, a crise não afetou apenas a universidade da Serra, mas grande parte das componentes da Acafe. “Essa crise econômica que abala o mundo inteiro, também nos atingiu”. O professor Eger garantiu que essa é apenas uma fase, mas para escapar dela precisa-se de muita cautela e apoio das três esferas do governo.
E para retomar a estabilidade e manter o compromisso com o ensino, algumas soluções devem ser tomadas. Isso acontecerá depois de uma reunião com os representantes das instituições, no próximo dia 31.