A residência médica em Medicina da Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) formou a primeira turma no final de 2009, período em que alguns dos médicos residentes participaram do concurso público da prefeitura de Lages. Hoje, dia 1 de fevereiro, é o dia em que três deles atuam pela primeira vez como especialistas. Num misto de expectativa e motivação, Anderson Stevens, Akemi Morimoto e Cristiane Heinzen, que obtiveram a primeira, segunda e quinta colocação, respectivamente, assumem o compromisso de aplicar na prática o conhecimento aprimorado durante a residência.
Anderson, a partir de agora, é o médico responsável pela comunidade do bairro Petrópolis. Akemi e Cristiane desenvolverão seus trabalhos na unidade de saúde do Copacabana. Esses profissionais serão os gerenciadores das demandas da saúde, atuando especialmente junto às pessoas com a promoção da saúde, a prevenção das doenças e o diagnóstico precoce. Segundo eles, não basta atender e conhecer o problema, mas sim trabalhar com as limitações.
Essa especialidade médica se caracteriza pela atenção integral a saúde do indivíduo. Anderson explica que o paciente é atendido de maneira diferenciada. “Nós fazemos o acompanhamento da vida desse paciente, seja adulto ou criança, homem ou mulher. Conhecemos sua casa, a família, hábitos, condições financeiras, tudo que possa nos auxiliar nesse atendimento longitudinal”.
Com essa relação mais próxima entre médico e paciente, e com a ajuda de uma equipe interdisciplinar, ambos acreditam no atendimento com melhores resultados, e por conseqüência, na melhoria da saúde pública.