No dia 23 de outubro, acadêmicos do curso de Pós- graduação em Desenvolvimento Sustentável e Manejo Ambiental da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) passaram o dia em duas ervateiras em Catanduvas, Oeste de Santa Catarina, objetivando aprender in loco as potencialidades regionais de manejo da erva-mate (Ilex paraguariensis), uma espécie nativa da floresta ombrófila mista (mata de araucárias). Duas indústrias foram visitadas, sendo que na Indústria de erva-mate Jacutinga, foram apresentadas todas as etapas de transformação da erva-mate, desde a chegada da matéria prima in natura até o produto embalado.
Na ervateira Catanduvas, os proprietários apresentaram uma das áreas de onde é retirada a matéria prima para a produção da erva-mate. Foi observado a campo, o manejo da espécie tanto em sua formação nativa, quanto plantada. Importante ressaltar, que a matéria prima é um recurso local e que o manejo de forma sustentável propicia o desenvolvimento regional. Os plantios se fazem necessário, em função da demanda da produção, porém, os proprietários das duas empresas mencionam a importância da erva mate oriunda da floresta e que a coleta das folhas se dá de forma intercalada (entre a plantada e a nativa). O manejo de forma orgânica não admite produtos químicos e o trato das árvores é de forma manual.
De acordo com a professora Estelamaris Agostini, a importância desta aula a campo foi de levar os alunos a entender a contribuição do manejo adequado dos recursos naturais para a conservação da natureza. “Observar as araucárias que abrigam sob elas várias espécies e, entre elas, a erva-mate com um manejo adequado e também aumentado seu número de árvores para uma maior produção, nos fez entender o respeito que a empresa tem pela natureza e a importância de manter a diversidade regional”, diz.